Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
Ao estudar as escalas, distinguimos entre dois tipos de memorização: motora (isto é, o que nossos dedos “memorizam” em termos de movimento) e visual (nossa mente traça os “desenhos” das escalas, o que facilita na aprendizagem e execução. Para a visualização das escalas, podemos desenhá-las (repetidamente) em um papel.
Experimenta tocar os intervalos em forma de escala no braço, vai ajudar bastante, principalmente akeles mais usados como 3ª, 5ª, 6ª, entre outros, espero ter ajudado. Eu recomendo você tentar decorar com o ouvido.
Por ora, vamos conhecer os nomes dos intervalos musicais:
Intervalo simples: Quando a distância entre as duas notas se encontram dentro de uma oitava.
Harmonia de várias vozes ou de vários instrumentos que fazem ouvir o mesmo som. 2. Que tem o mesmo som que outro, concorde, geral, semelhante a outro som. ... Conjunto de sons cuja entoação é absolutamente a mesma.