A importância de uma estação elevatória reside no fato que o sistema de abastecimento de água proveniente de uma bacia hidrográfica pode ter terreno tão íngreme que a água, para chegar a determinados pontos deverá ter seu recalque utilizando-se bombas.
Estação Elevatória de Água é caracterizada com um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados com um poço de sucção ou um reservatório que garanta um volume contínuo da sucção das bombas, podendo ser enterrado ou apoiado. ... Recalque de água da captação até os reservatórios.
O funcionamento das estações elevatórias é realizado por meio do bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para um ponto mais elevado, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgotos.
A Estação Elevatória de Esgoto é um equipamento de suma importância para intermediar a passagem dos efluentes entre o ponto de geração e a Estação de Tratamento de Esgoto ou a rede de coleta de esgoto.
Em alguns bairros ou cidades, o esgoto fica ao ar livre, o que intensifica o perigo de doenças causadas pela sujeira e poluição desta água. No caso do esgoto tratado, ele sai da sua casa ou empresa, vai para o sistema de distribuição da cidade que o encaminha para uma estação de tratamento da água.
Trata-se de doenças toxicológicas causadas pela contaminação por substâncias químicas vindas de causas e produtos diversos, tais como a lata de refrigerante, a lata de tinta, garrafas PET, óleo de cozinha, sacolas plásticas, entre outros objetos que são lançados diariamente nos rios e nos esgotos a céu aberto das ...
– Elimine todos os focos de água parada que puder. – Remova o lixo dos quintais. – Limpe canaletas externas e ralos. – Procure saber se na sua rua já existe rede coletora de esgoto disponível, e se a resposta for sim, conecte a sua residência.
As principais doenças agravadas pela falta de saneamento básico
Entre elas, a febre tifoide, a febre paratifoide, as shigeloses, a cólera, a hepatite A, a amebíase, a giardíase, a leptospirose, a poliomelite, a ancilostomíase (amarelão), a ascaridíase (lombriga), a teníase, a cisticercose, a filariose (elefantíase) e a esquistossomose.