As proteínas são nutrientes orgânicos nitrogenados presentes em todas as células vivas; portanto, são essenciais à vida de todo animal. Todos os animais necessitam receber uma quantidade de proteína e, além disso, para o homem, suínos, aves, cães entre outros, a quantidade e tão importante quanto a qualidade.
Ou seja, de facto a animal tem mais proteína do que a vegetal, mas isso não invalida a necessidade do nosso corpo pelas duas. “Assim, devemos aliar uma dieta combinada com os dois tipos de proteína, garantindo todos os aminoácidos essenciais ao organismo.
Alimentos com proteína animal
Como escolher uma boa proteína A soja é o grão que fornece o maior número de aminoácidos, sendo, assim, a proteína vegetal mais completa, mas também existem misturas proteicas com ótima qualidade no mercado, como as que utilizam o arroz e a ervilha como fontes de aminoácidos.
Alguns produtos de origem animal são fontes completas de proteína, como:
9 alimentos que ajudam a substituir a proteína animal
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta
Tofu é feito a partir da soja, e por isso é rico em proteína vegetal. Caso você não saiba, o tofu é feito a partir da soja, que também é muito rica em proteína vegetal. Mas enquanto ela é utilizada como uma substituta da carne, o tofu costuma aparecer no lugar do queijo na dieta vegana.
Resposta. São encontrados na gordura de origem animal, no queijo, leite, ovos e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol, e outros. Cerideos – São classificados como lipídios simples. Formados por ácidos graxos e álcoois de cadeia longa, são altamente insolúveis em água.
As proteínas presentes tanto na carne quanto nos ovos são consideradas “proteínas completas”, uma vez que possuem todos os aminoácidos que o organismo necessita e não produz. Portanto, na ausência da carne, é possível substituir pelo ovo, sim.