O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do lúdico que a criança aprende a agir sua curiosidade e estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
Durante as brincadeiras ou jogos as crianças não se fecharam para o diferente neste caso o alunado especial, ocorrendo assim à interação entre os educandos durante a ação da atividade lúdica, mostrando assim que a ludicidade proporciona a inclusão desse aluno.
146). Questão 3/10 - Conteúdos, Tendências e Metodologias Leia o fragmento de texto: "Quando há possibilidade de brincar, de fazer de conta, a criança tem a oportunidade de reinventar sua vida, estabelecer regras, enfrentar desafios a sua maneira".
O professor de crianças precisa saber utilizar jogos e brincadeiras no dia a dia. Na sala de aula da Educação Infantil, as brincadeiras podem ser variadas. Existem jogos estruturados que são ensinados e propostos pelo professor, e há também opções que estimulam a imaginação e a liberdade das crianças.
Neste sentido, a prática pedagógica na educação infantil nos remete a todos a responsabilidade de trabalhar em conjunto o conhecimento, através dos conteúdos, observando a dimensão do cuidado e do educar, aprimorando as aprendizagens significativas para os alunos.
Estímulos desde a infância O mais seguro no começo da vida é o estímulo lúdico, pois ele garante maior motivação e enriquece o processo de aprendizagem. Mais do que apenas um passatempo, a brincadeira das crianças desenvolve a linguagem, a atenção, a expressão corporal e a espontaneidade.