EQST

Qual A Importncia Do Estudo Das Grandes Civilizaçes Como Os Maias Os Incas E Os Astecas Para A Compreenso Do Desenvolvimento Das Civilizaçes?

Qual a importância do estudo das grandes civilizações como os maias os incas e os astecas para a compreensão do desenvolvimento das civilizações?

Por intermédio dos estudos acerca das grandes civilizações passadas, pode-se desenvolver teorias e pesquisas mais profundas acerca do processo de formação das cidades, das comunidades e de demais elementos, como por exemplo, compreender aspectos políticos e sociais em geral.

Qual a importância do estudo das grandes civilizações como os maias?

1 - O estudo das antigas civilizações são importantes, pois nos dão uma perspectiva sobre a origem dos povos em relação ao que somos nos atuais dias.

Qual a principal característica da sociedade asteca?

Os astecas possuíam uma região politeísta, portanto acreditavam em mais de um deus. A religião asteca, mas não só ela, absorveu elementos de outras culturas mesoamericanas. Um exemplo da influência de outras culturas na religião asteca era o deus Quetzacoatl, conhecido pelos maias como Kukulkán.

Quais são as principais características da civilização maia?

No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. ... Politicamente, organizavam-se em cidades-estado, o que significa que os maias nunca formaram um império com fronteiras consolidadas.

Como era a sociedade dos povos maias?

Como era dividida a sociedade na civilização maia? - De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.

Como era a sociedade e a economia Maia?

A base da economia dos maias era a agricultura, mas também havia grande movimentação com o comércio que era realizado entre as cidades-estado. O comércio entre os maias não utilizava moeda, mas a troca de mercadorias, e os valores de cada produto variavam em cada cidade.

Qual a economia do povo maia?

A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...

Como era a organização social dos povos maias?

A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do continente americano. Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado.

Como eram escolhidos os líderes astecas de cada região?

Sociedade. Os astecas eram povos guerreiros, sua sociedade era dirigida por militares, escolhido entre os quatro chefes militares de maior prestígio, que tinham controle de toda a população.

Quem governa o povo asteca?

O sistema governamental dos Astecas era monárquico, onde o Conselho do Imperador, era quem elegia seu sucessor, escolhido entre os membros da linhagem governante, e chamada Casa Real. ... Os Astecas tinham pouca liberdade de ação e pouca voz no governo devido a forma de governo ser a Autocracia.

Qual a função dos templos construídos pelos astecas?

Também conhecida como Pirâmide de Tenochtitlán, a obra era especialmente reservada para celebrações religiosas, onde as principais oferendas eram os sacrifícios humanos em massa. No término de sua construção, chegaram a ser sacrificados cerca de 3 mil astecas ao deus sol Huitizilopchtli.

Como era a religião do povo asteca?

A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.