Quatro passos para resolver equações do primeiro grau
As equações do 1º grau com duas incógnitas são representadas pela expressão ax + by = c, onde a e b são diferentes de 0 e c assume qualquer valor real. Toda equação do 1º grau com uma incógnita é representada pela forma geral ax + b = c, com a, b e c pertencentes aos números reais, sendo a ≠ 0.
Uma equação é uma expressão que relaciona números desconhecidos e números conhecidos por meio de uma igualdade. Geralmente, os números desconhecidos são representados por letras e, na maioria dos casos, essa letra é x. Esses números desconhecidos são chamados de incógnitas.
Como foi explicado antes, resolver uma equação consiste em encontrar o valor da incógnita (termo desconhecido). Veja alguns exemplos de como resolver uma equação. Solução: para resolver uma equação devemos deixar somente a letra do lado esquerdo do sinal de igual, ou seja, isolar a letra no lado esquerdo.
Grau dos Polinômios Dependendo do expoente mais elevado que apresentam em relação à variável, os polinômios são classificados em: Função polinomial de grau 1: f(x) = x + 6. Função polinomial de grau 2: g(x) = 2x2 + x - 2. Função polinomial de grau 3: h(x) = 5x3 + 10x2 - 6x + 15.
As equações IV e V correspondem a equações polinomiais do 1º grau.
Existem dois tipos de equação polinomial mais comuns em exercícios e problemas, tanto na matemática quanto nas áreas afins, são eles: