A contração do músculo dartos dá ao escroto sua aparência enrugada. É importante ressaltar que o escroto permite que os testículos fiquem posicionados fora do corpo. A principal função do escroto é manter uma temperatura adequada para os testículos produzirem espermatozoides.
Saco escrotal: Também chamado de escroto e bolsa escrotal, é uma estrutura de forma sacular que fica localizada na região logo abaixo do pênis. Essa bolsa apresenta um septo, que a divide em duas cavidades, ficando um testículo de cada lado.
Significado de Escroto substantivo masculino [Anatomia] Saco musculocutâneo em que estão contidos os testículos e os epidídimos. [Pejorativo] Pessoa desonesta; mau caráter, sem moral. [Pejorativo] Indivíduo considerado feio; sem atrativos físicos nem intelectuais.
Logo no interior do escroto existem três camadas mais distintas que protegem o tecido testicular. ... A camada visceral está no meio, e é uma camada serosa que cobre os testículos, epidídimos e a parte distal do cordão/funículo espermático. A camada mais interna é a camada parietal da túnica vaginal.
Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
Segundo pesquisas, o corpo humano consegue aguentar aproximadamente 47 dels. Partindo disso, para se ter um meio de comparação, estabeleceu-se que o parto causa 57 dels de dor, o equivalente a sentir 20 ossos sendo quebrados de uma só vez. Por outro lado, o tão temido chute no saco poderia causar 9 mil dels.
Problemas no testículo Algumas alterações na região genital masculina, como epididimite, orquite, pancadas ou torção testicular podem levar à dor na virilha, além da dor nos testículos, o que é bastante desconfortável para os homens e tem impacto direto na sua qualidade de vida.
No caso da hérnia escrotal, essa saliência na virilha aumenta e se desloca até o escroto, que é a bolsa que envolve e protege os testículos, causando inchaço e dor no local. Entenda melhor como acontece a hérnia inguinal.
Dor na virilha é qualquer dor nesta área, geralmente como resultado de uma lesão de atividade física ou esportiva. A distensão muscular ou tensão na região da virilha é a lesão mais comum entre os atletas.
A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
Por exemplo, a inflamação do testículo (orquite) e a inflamação do epidídimo (epididimite) podem causar inchaço e dor do testículo. E ambas também podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas.
A orquite pode ocorrer quando o epidídimo está infeccionado, fazendo parte da orquiepididimite. Quando a infecção envolve somente os testículos, é chamada de orquite. A orquite é causada mais frequentemente por um vírus, geralmente o vírus da caxumba. Raramente é causada por outras infecções.
Na forma aguda, os sintomas podem incluir: ejaculação de sangue, hematúria (sangue na urina), suor visível do(s) testículo(s), mal-estar, febre, dores (que podem irradiar para a virilha) e inchaços localizados, que aumentam com o passar dos dias podendo demorar até 30 dias para ser solucionado.
Geralmente melhora em 2 semanas, casos mais graves podem levar até um mês para melhorar.
Facilmente tratada por antibióticos nos casos em que é diagnosticada precocemente, os sintomas manifestados pela epididimite apresentam melhora em cerca de 72 horas após o início da medicação. Se a causa for uma IST, indica-se o tratamento do parceiro para evitar a reinfecção e a disseminação da bactéria.
Depende do grau de acometimento, do uso regular dos medicamentos, gelo local e suspensório escrotal; se as orientações forem seguidas conforme a orientação médica, temos um período médio de início de melhora de 48 a 72h. Um abraço e boa sorte.
Nos próximos 90 a 120 dias: cerca de 80% do inchaço estará eliminado e o nariz começa a tomar a sua nova forma. Nessa etapa continua sendo fundamental que o paciente continue tomando os devidos cuidados com a região e tenha acompanhamento médico.
Para diminuir o inchaço, aplique nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente. Repita conforme necessário. Após esse primeiro dia, trate o inchaço com compressas quentes, aplicando uma toalha quente e úmida na área de 20 em 20 minutos, repetindo conforme necessário.