O atomismo foi uma doutrina filosófica, formulada inicialmente no século V a.C., na Grécia, por Leucipo e seu discípulo Demócrito de Abdera.
A doutrina atomista de Demócrito afirma ainda que os átomos são geometricamente divisíveis, mas fisicamente indivisíveis e quando se unem para formar matéria surgem entre eles alguns pequenos espaços. ... O átomo é portanto, o elemento primordial e necessário para a formação de todos os elementos existentes no mundo.
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. Sua fama decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível).
Resposta: a)Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo afirmavam que a matéria não era contínua, e sim constituída por minúsculas partículas indivisíveis, às quais deram o nome de átomos. Platão e Aristóteles, filósofos muito influentes na época, recusaram tal proposta e defendiam a ideia de matéria contínua.
Para Aristóteles, último dos três maiores filósofos gregos (junto a Platão e Sócrates), a matéria era constituída dos quatro elementos. Sendo assim, FOGO, ÁGUA, TERRA e AR. Estes quatro, pensava Aristóteles, eram a base de toda a matéria existente, sendo a partir deles que tudo era constituído.
Demócrito acreditava que as diversas espécies de matéria poderiam ser subdivididas em pedaços cada vez menores até atingir um limite, além do qual nenhuma divisão seria possível. A denominação átomo dada a estas partículas indivisíveis foi, na realidade de Epicuro, quase um século mais tarde.
Resposta. Resposta: Explicação: Toda matéria é composta por átomo, então tudo aquilo que ocupar um lugar no espaço e estiver massa esse corpo será composto por átomos.