a cultura popular tem tanta importancia porque é dela que sai a indentidade do nosso povo, e através dela resgastamos o nosso pasado e a nossa cultura, e conhecemos nossas raízes. Sem ela nós pederemos nossos valores e a nossa indentidade.
A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. ... O acesso ao lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo.
“A linguagem sabemos, é a capacidade de expressar, de simbolizar e comunicar ideias, sentimentos, sensações… O Brasil é um país tão grande e com uma enorme diversidade de pessoas, de raças, cores, línguas, hábitos, costumes e, principalmente, culturas diversificadas. ...
Resposta: A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
"A cultura cria formas especiais de comportamento, muda o funcionamento da mente, constrói andares novos no sistema de desenvolvimento do comportamento humano...
O conjunto de práticas e as redes de significados compartilhados em grupamentos sociais formam o processo cultural. Uma cultura adquire "conformação e caráter específicos graças à coerência e unidade de suas instituições sociais. ...
Amplia a visão de mundo Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que socializamos com os demais. ... Conhecer outras culturas nos torna mais empáticos com as diferenças, ajuda a compreender as adversidades e desmistifica velhos preconceitos.
A educação apresenta uma maneira formal para transmitir a cultura, pois através dela pode-se adquirir hábitos, valores, tradições que também são passadas de modo informal pelas famílias, mas é através da educação formal que estes conceitos culturais são visualizados no contexto social.
Nesse entendimento, pode-se compreender a educação como um processo dinâmico e constante de transmissão cultural, ou seja, é através dela que são transmitidos os valores, as normas, as representações e experiências cuja finalidade é a reprodução de um sistema social.
Continue lendo para saber como trabalhar a diversidade com seus alunos!
A transmissão de cultura é a troca de informações. ... Há mudanças de classes sociais e raciais, os índios por exemplo tem uma cultura bem diferente da nossa.
Sendo assim, os mecanismos de transmissão cultural são os mecanismos da cultura de massa, como o cinema, a televisão e o rádio, os mecanismos classicamente associados ao estudo científico, como os livros e artigos científicos, os mecanismos de educação pública, como as escolas e as universidades, e os diversos ...
Resposta: Logo, para os seres humanos, a linguagem tem papel importantíssimo na apreensão dos conteúdos simbólicos, pois é por meio dela que nos tornamos seres humanos. ... Se a linguagem é essencial na transmissão cultural, cada vez mais na nossa sociedade ela é transmitida pelos meios de comunicação de massa.
Resposta. Resposta: Os mecanismos de transmissão cultural são aqueles que garantem que a cultura se desenvolva e se torne mais sofisticada, que permitem a difusão de informações entre a sociedade e que passe de uma geração para outra.
Resposta. Resposta: conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
Resposta. Resposta: O desenvolvimento da comunicação, por meio da fala. O que possibilitou aos hominídeos o aumento da transmissão da cultura, foi o desenvolvimento da comunicação por meio de sinais e por meio da fala.
Os fatores culturais envolvem a cultura, a subcultura e a classe social do consumidor que define o perfil de produtos que serão consumidos. A cultura inclui os objetivos materiais da sociedade, as ideias e valores, as instituições, a maneira como nos vestimos, pensamos.
Fatores sociais: Guerras, invasões e conquistas, assim como luta de classes e revoluções, alteram as estruturas sociais, modificam o status de nações, escravizam povos, transformam a vida e destroem culturas.
Evolução cultural é o estudo de como as diferentes culturas humanas surgiram e alcançaram suas atuais características.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
Evolucionismo social - refere-se às teorias antropológicas e econômicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início em um estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
Nessas teorias de perspectivas diacrônicas, a cultura seria “em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Os funcionalistas buscaram explicar os fenômenos em termos das suas funções. Assim, cada escola social seria determinado por uma ou várias funções, e cada elemento da cultura destinar-se-ia a cumprir uma determinada tarefa — uma função — dentro de uma estrutura social mais abrangente.
Antropologia cultural: é uma vertente mais ampla e busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
O conceito de cultura é bastante complexo. ... Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Esta rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, etc...