Leghorn
As raças de galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas são: New hampshire (vermelho-clara) e a Rhodes Island (vermelho-escura). O professor Pupa explica que, “as poedeiras semipesadas possuem como desvantagens pior conversão alimentar e maior consumo de ração, sendo mais pesadas.
Para se ter uma noção do grau de produtividade que os sistemas alcançam hoje, uma galinha de granja consome em média 100 gramas de ração por dia, e botam ovos de cerca de 60 gramas.
"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.
Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração.
Normalmente, o período de muda natural das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo. ... Outra maneira de forçar a muda das penas se dá por meio da inclusão de substâncias químicas na ração destinada às aves.
Fecundação é quando o espermatozoide encontra o óvulo, lá ele se desenvolve e o filhotinho é gerado. Nesse caso, o espermatozoide do galo encontra o óvulo da galinha que, depois, será o ovo como conhecemos. ... Depois que a galinha bota o ovo, já fecundado, ele precisa ser chocado para que o pintinho cresça.
Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se um processo chamado “ovoscopia”. A partir do oitavo dia de incubação, pode-se observar a existência ou não de embrião com o uso de um reflexo de luz – feixe de luz.