Na genética molecular, um codão ou códon é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Resposta. O gene é uma parte do DNA, sua principal função é a transmissão das características hereditárias, ou seja, graças aos genes que você porta as características de seu pai e mãe.
Gene é uma região do cromossomo que é responsável por expressar alguma característica do ser vivo, ou seja, uma proteína, é uma região com códons que indicam aminoácidos de uma proteínas.
Os genes são a unidade fundamental da hereditariedade e são constituídos por um segmento de uma molécula de DNA que contém informações sobre nossas características. Quando estudamos Genética, vemos frequentemente a expressão genes para designar estruturas responsáveis pelas nossas características herdadas.
Características adquiridas são aquelas causadas pelos agentes do meio ambiente, que não são passadas de geração em geração. Exs.: uma cicatriz, queda total do pelos do corpos causados por um câncer, tatuagens, transplante, a imunidade por meio das vacinas, ...
Uma característica é congênita quando está presente no indivíduo desde o nascimento, ou surge no primeiro mês de vida. ... Como exemplo de alteração congênita genética, podemos citar o pé torto congênito e a síndrome de Down, ambos causados por alterações no material genético.