Fiandeiras: são as glândulas que se localizam no abdome dos aracnídeos e servem para fabricar a seda de que são feitas as teias.
As quelíceras encontram-se localizadas dos lados da boca, são articuladas e têm diversas funções, e servem principalmente para a predação– todos os quelicerados são vorazes predadores – ou podem estar modificados num aparelho sugador, como nas carraças.
Fiandeira pode ser: mulher que fia (isto é, transforma em fio) uma fibra, particularmente o linho; Fieira — apêndices no abdómen dos aracnídeos que produzem a seda de que são feitas as teias; Nornas — as três fiandeiras da mitologia nórdica.
Significado de Fiandeira adjetivo, substantivo feminino Mulher que fia; fiadeira. Poética As irmãs fiandeiras, as Parcas.
Você sabe como esse bichinho constrói sua teia? Na parte de trás do abdome da aranha existem glândulas chamadas sericígenas, que secretam um tipo de proteína. Dentro da glândula a teia está líquida, mas quando entra em contato com o ar torna-se sólida, como um fino fio de seda com o qual será construído a teia.
A espiral de captura deixa às vezes dois raios livres, de onde parte um fio especial, chamado “fio telefônico”, que conduz ao refúgio da aranha, quando este é construído fora da teia. A aranha pode captar as vibrações deste fio, para informar-se sobre o tamanho e o tipo de presa que caiu na armadilha.
As fiandeiras controlam a quantidade e a espessura de seda que é produzida. Esses fios formam diferentes desenhos, com diversas funções. Tudo depende da espécie de aranha e do porque ela constrói a teia. Geralmente é a aranha fêmea que produz a seda e faz a teia.
A teia é composta de minúsculos fios de seda, produzidos por glândulas que estão no abdômem da aranha, denominadas fiandeiras.
5 tecnologias baseadas em teia de aranha
Os pesquisadores escolheram a aranha-marrom para o estudo porque sua teia é plana e não cilíndrica. Cada nanofio é pelo menos 50 vezes mais longo do que é largo. Isso, combinado com a técnica das aranhas, resulta em um material super-resistente cinco vezes mais forte que o aço.
As aranhas apresentam o corpo dividido em duas partes: cefalotórax e abdome. Do cefalotórax partem seis pares de apêndices, sendo quatro pares de patas, um par de quelíceras e um par de pedipalpos. No abdome encontra-se as fiandeiras, estruturas por onde saem os fios de seda utilizados na produção da teia e da ooteca.
O corpo de uma aranha divide-se em duas partes: o cefalotórax e o abdômen. ... As aranhas têm quatro pares de patas. As patas podem ter garras nas pontas. Algumas espécies usam o primeiro par de patas para tatear o ambiente e localizar presas.
A excreção nesses animais é feita por meio de túbulos de Malpighi e glândulas coxais que se localizam na base das pernas. Possuem o corpo coberto de pelos de alta sensibilidade, que captam qualquer vibração, independente do local onde estejam. As aranhas são dioicas e possuem fecundação interna.
A boca da aranha se situa entre os palpos. Entre a boca e o estômago existe uma estrutura formada de milhares de pêlos finos, que funcionam como um sensível filtro, onde só partículas menores que 1 µm são capazes de passar. ... A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum.
insetos
Aranhas geralmente têm oito olhos (algumas têm seis ou menos), mas poucas têm boa visão. Elas dependem de estímulos de toque e vibração para andar e encontrar suas presas. Algumas aranhas têm olhos medianos que podem detectar luz polarizada e usam essa habilidade para andar enquanto caçam. ...