Enumere a ordem dos elementos da estrutura de um diário íntimo: vocativo, assinatura, desenvolvimento, data: 1 ponto a) data – assinatura – desenvolvimento – vocativo b) vocativo – desenvolvimento – assinatura – data c) data – vocativo – desenvolvimento – assinatura.
Se estiver escrevendo “para” o diário, finalize como em uma carta: assinando seu nome....Comece a escrevendo sobre seu dia.
Dicas para escrever um diário
Caderninhos no estilo “moleskine”, sem pauta, costumam ser a melhor escolha, pois a escrita fica livre e o visual mais clean. Outra dica é usar washi tapes para customizar as folhas, assim como carimbos criativos para dar um estilo vintage ao seu diário de bordo.
Empurre duas tachinhas de metal na extremidade do tubo para segurá-lo no lugar. Traga a tira para a frente do diário, deslize o elo da corrente sobre o fecho e coloque um mini cadeado através dele. Tranque-o para preservar sua privacidade.
Vá para um lugar calmo e silencioso para poder se concentrar apenas no seu diário. Escreva livremente por uns 15 minutos, sem pensar muito. Deixe as palavras fluirem e não fique lendo o que está escrevendo. Escreva sobre o que você fez hoje ou o que planeja fazer amanhã.
Puxe o clipe para fora da fechadura, fazendo-o roçar contra os pinos. Ao fazê-lo, vire a chave tensionadora em sentido horário e aplique uma pressão suave. Tente realizar ambas as ações em um único e fluido movimento. Se for bem executado, a tranca do diário será liberada.
Use a fechadura para curvar a ponta do grampo no formato de gazua. Insira na fechadura aproximadamente 1 cm do grampo, com a face plana voltada para cima. Empurre a parte externa do grampo para a esquerda a fim de curvar a ponta ligeiramente. Você precisará distorcê-lo apenas alguns milímetros.
Deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fizeram individualmente ou em grupo. O registro deve terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como ocorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
Passos
Você pode criar seu diário de forma simples: utilizando um caderno que pode ser encapado com imagens que você goste muito, ou pode fazer um blog na internet. Você pode dar um nome para este diário como fazia Anne Frank. E tratar este diário como um amigo e confidente.
Top 5 aplicativos de diário para Android
10 Melhores aplicativos para usar como diário
Quando os blogs apareceram na web, eles eram chamados de diários virtuais, uma forma de tornar públicas aquelas anotações e pensamentos normalmente guardados em gavetas, algumas fechadas a chaves. Tornaram-se uma subversão da ideia do diário íntimo e secreto: escancarar na Internet aquilo que antes ninguém podia ver.
As folhas limpas dos cadernos, ou inclusive a parte limpa das xerox que você tira, são úteis para fazer um bloco de notas para o quarto de estudos, o escritório ou a cozinha. Corte as folhas do tamanho que preferir, empilhe uma sobre a outra e una-as com grampos em uma de suas esquinas.