EQST

Qual A Fisiologia Da Pele?

Qual a fisiologia da pele? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual é a fisiologia da pele?

Quando falamos de fisiologia da pele não podemos deixar de lado a anatomia da pele, pois ambas se complementam. A fisiologia da pele de acordo com a ciência ortodoxa se assemelha à fisiologia da pele quando descrita pele Medicina Tradicional Chinesa, porém algumas terminologias diferem uma da outra.

O que é anatomia da pele?

A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.

Como é formada a estrutura da pele?

A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

O que é anatomia e a fisiologia da pele?

A pele compõe todo o revestimento da superfície do ser, sendo o maior e mais pesado órgão pesado do corpo humano. Sucede com as membranas mucosas, que revestem os sistemas digestório, respiratório e urogenital, nas regiões onde estes se abrem para a superfície.

Como se forma o pêlo?

Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.