As principais transformações do período foram o aumento do número de sobrados, em oposição à grande quantidade de casas térreas que marcavam o Rio de Janeiro colonial; abolição da rótulas, em 1809 pelo Intendente de Polícia, que traziam um ar sombrio a cidade; abertura de ruas; expansão da cidade para além do Campo de ...
1- A cidade do Rio de Janeiro tornou-se a sede do Governo. 2- Foram criadas repartições de finanças, de justiça e da policia. 3- Foram construídas escola, hospitais, teatros e bibliotecas. 4- Foram criadas industrias e rasgaram-se estradas.
Resposta: Dessa forma, o Rio de Janeiro foi a cidade que mais rapidamente sentiu as modificações introduzidas pela Corte Portuguesa, tais quais o aumento do número de habitações, e também do preço dos aluguéis, o aterro dos pântanos, a abertura de ruas e a ampliação das já existentes.
Fundou o Banco do Brasil, Jardim Botânico, Academia Real Militar, Bibliotecas, construções de teatros, Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, Imprensa brasileira (autorização para publicação de jornais), pavimentação de ruas, construção de casas, edificação de universidades e Museus (Real e Nacional).
A vinda da família real para o Brasil mudou, também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias.
Resposta: Com a vinda da Família Real portuguesa, o Brasil adquiriu uma estrutura administrativa e econômica sem precedentes, com a implantação de indústrias, até então proibidas na colônia, e a criação de um aparato estatal próprio.
Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.
Na chegada ao Rio de Janeiro, a Corte portuguesa foi recebida com uma grande festa: o povo aglomerou-se no porto e nas principais ruas para acompanhar a Família Real em procissão até a Catedral, onde, após uma missa em ação de graças, o rei concedeu o primeiro "beija-mão".
No período em que esteve na Bahia, o Príncipe Regente assinou o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas e criou a Escola de Cirurgia da Bahia. No dia 26 de fevereiro, a corte partiu para o Rio de Janeiro, que seria declarada capital do Império. A chegada no Rio de Janeiro ocorreu em 8 de março de 1808.
Colônia de Portugal desde o século XVI e capital do vice-reino desde 1763, o Rio de Janeiro teve seu desenvolvimento marcado pela transferên- cia da corte portuguesa em 1808.
Jorge V do Reino Unido