Finalidade do Controle O controle não tem por fim somente reter ou rejeitar os produtos fabricados fora das normas; destina-se, antes, a orientar a fabricação, evitando erros. Representa, por conseguinte, um fator importante na redução das despesas gerais e no acréscimo da produtividade.
O goniômetro é usado para registrar a amplitude inicial e subsequente de movimento nas consultas por lesões ocupacionais e pelos avaliadores de deficiência para determinar uma incapacidade permanente.
O instrumento mais utilizado para medir o ângulo Q é o goniômetro por ser um dos recursos mais acessível aos profissionais [6,10], ser de fácil manuseio e baixo custo [11], entretanto pode-se ainda medir esse ângulo através de recur- sos mais sofisticados, tais como a radiografia ou a tomografia computadorizada [6].
1 O ângulo-q é amplamente usado na avaliação de pacientes com problemas no joelho, principalmente síndrome da dor patelofemoral (SDPF). Quanto maior o ângulo-q, maiores as forças de lateralização da patela, que aumentam a pressão retropatelar entre a faceta lateral da patela e o côndilo femo- ral lateral.
São muitos os fatores etiológicos que podem causar a disfunção femoropatelar, tais como: Encurtamento do retináculo lateral, ísquiostibiais, trato iliotibial e gastrocnêmios; torção tibial interna; alargamento da pelve; patela alta, etc.
Exame do joelho Com o paciente na posição supina, o examinador deve palpar o joelho, identificando patela, côndilos femorais, tuberosidade tibial, platô tibial, cabeça da fíbula, linhas articulares medial e lateral, fossa poplítea e tendões patelar e do quadríceps.
Explicação: A administração não existe apenas no âmbito empresarial, ela é o que move o mundo. ... A administração é o ar que faz as sociedade respirar e assim continuar promovendo o bem estar de nós indivíduos sociais.