O relevo do Pará é composto por baixas altitudes, 60% do estado tem no máximo 200 metros de altitude. Esse relevo baixo e plano é resultado da planície amazônica, rebaixada pelas águas dos rios. No entanto, uma parte do estado, tem áreas mais elevadas dos Planaltos das Guianas e Brasileiro.
O território paraense é coberto pela maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontram abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas seguintes serras: Serra dos Carajás, Serra do Cachimbo e Serra do Acari.
Assim a partir de 1751 Belém alcançou o primeiro auge comercial, e em 1772 o nome do Estado mudou para Estado do Grão Pará e Maranhão, com a sede transferida para Belém, tornando a primeira capital da Amazônia.
Ao chegarem à região, os portugueses deram primeiramente o nome à terra de Feliz Luzitânia, que foi depois substituído pelo de Grão-Pará (grande rio), para finalmente, se tornar apenas Pará.
A origem do nome Pará vem do termo “pa'ra”, o mesmo que “rio-mar” na língua tupi-guarani. Era assim que os índios denominavam um dos braços – o direito - do rio Amazonas.
Esta lista de municípios do Pará por população está baseada na estimativa de 2019 do IBGE. O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 144 municípios.
354 anos
1661 - 22 de junho: Padre João Felipe Bettendorf instala missão na aldeia dos Tapajós, dando origem à cidade de Santarém. 1697 - Inauguração da Forte dos Tapajós.
Em 1661, os jesuítas começaram a catequisar os índios da região, onde foi criada a missão da aldeia dos Tapajós que enviou o padre João Felipe Betendor, que deu origem ao município de Santarém em 22 de Junho de 1661. Em 1758 os jesuítas foram expulsos do local e a região foi elevada à Vila de Santarém.
1758
No dia 14 de março de 1758, o local foi elevado à categoria de vila pelo governador da Província Grão Pará, capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Santarém.
Ainda hoje esta cidade portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos portugueses que fundaram a vila à cidade lusitana do mesmo nome. Nome este, dado à aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758.
Primeiro bairro de Santarém, a Aldeia dos Tapajós, nome de fundação da cidade feita pelo Padre João Felipe Bettendorff em 22 de junho de 1661, ficava onde hoje está o mercado modelo, na Praça Rodrigues dos Santos.
Bettendorff
Em 1626, dá-se a chegada dos novos habitantes na região: Degredados cariocas. O Começo da povoação de Santarém foi marcado pela luta de terras entre índios e integrantes do Comando Vermelho.
Também são chamados de mocorongo os indivíduos naturais ou que vivem na região do Rio Tapajós, além daqueles que nasceram na cidade de Santarém, no estado do Pará.
Santarém (Pará)
Significado de Mocorongo substantivo masculino [Regionalismo: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo] O mesmo que caipira.