O pensamento teocêntrico coloca Deus no centro de todas as coisas. Já o pensamento antropocêntrico coloca o homem no centro. O pensamento teocêntrico que Deus é o centro do Universo, sendo o ser superior e criador de todas as coisas. Esse foi o pensamento que predominou durante a Idade Média.
A Idade Média talvez possa ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus dos Filósofos".
É uma comunidade que acredita que Deus é o centro do universo, tudo foi criado por Ele e por Ele dirige tudo.
O Teocentrismo Medieval retratava o vínculo entre o povo e o sagrado que era a religião e eles defendiam uma única verdade, além de serem guiados por Jesus Cristo e os ensinamentos bíblicos. ... No decorrer da Idade Média que perdurou entre os séculos V e XV, os poderes da igreja e da nobreza eram iguais.
Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.