Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
Solos arenosos são aquele que têm uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). Eles secam logo porque são muito porosos e permeáveis: apresentam grandes espaços (poros) entre os grãos de areia.
Por isso, nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas. Nesse escoamento, a água pode levar consideravelmente sais minerais, contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes.
Arenoso é ideal para composição de cimento Ao contrário do solo argiloso, o arenoso não possui quase nenhum poder de agregação, sendo ideal para produção de cimento ou até mesmo utilizadas aterros e terraplanagens.
As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.
Este cheiro almiscarado, orvalhado e complexo é produzido por rochas, argilas, minerais, bacterias, e outros componentes do solo mas principalmente é caracterizado pela presença de uma substância química que existe na terra (em praticamente todos os tipos de terra, do vaso de plantas do quintal até a mais densa ...
Esse cheirinho de “terra molhada” se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa “aroma da terra”. Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo.
Plantas e bactérias são as responsáveis pelo petricor, nome dado ao característico cheiro de chuva. Quando essas primeiras gotas gordas de chuva de verão caem no solo quente e seco, você já notou um odor característico? ... Esse cheiro realmente vem do umedecimento do solo.
O nome "petrichor" foi cunhado por dois pesquisadores australianos em 1960. A palavra vem do grego "petros", que significa "pedra", e do termo "ichor", que quer dizer "o fluido que passa pelas veias dos deuses". Essa fragrância que a gente sente quanto a chuva bate no solo é produzida por uma bactéria.