A TIREOTROFINA (TSH, THYROID STIMULATING HORMONE) é o principal regulador hormonal da produção e secreção de hormônios tireóideos (HTs). Por outro lado, os HTs são os principais reguladores da secreção de TSH, num sistema clássico de retroalimentação (feedback) negativa.
Sua produção se dá nos tireotrofos da adeno-hipófise quando sob estimulação hipotalâmica (TRH), e o aumento na concentração de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) reduz a secreção de TSH.
O que é e para que serve o exame TSH? O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireóide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
A nível global, a principal causa do hipotireoidismo, e por consequência do TSH elevado, é a deficiência de iodo. Ele é fundamental na produção dos hormônios tireoideanos, que levam 3 (T3) ou 4 (T4) átomos de iodo em suas moléculas.
Remédios: O uso de baixas doses de medicamentos contra o hipotireoidismo ou outros remédios, como por exemplo Propranolol, Furosemida, Lítio e medicamentos com iodo, podem aumentar a concentração de TSH no sangue.
Tratamento tireoide Levotiroxina, Propiltouracil ou Metimazol são alguns dos remédios usados no tratamento de desordens da tireoide, pois ajudam a regular o funcionamento desta glândula.
Remédios caseiros para hipotireoidismo
Tratamento: o tratamento para esse tipo de tireoidite é feito com medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente com anti-inflamatórios, como Naproxeno, por exemplo. Em casos de sintomas intensos ou persistentes, pode ser indicado pelo endocrinologista o uso de corticóides, como Prednisona.
É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios. É o aumento do tamanho da tireoide.
A inflamação dessa glândula, que pode ocorrer por diversas causas, chama-se tireoidite. Os sintomas e sinais são variáveis e dependem da causa da doença. Podem ser ocasionados pela própria inflamação, como dor, vermelhidão, edema, calor e manifestações compressivas na região da tireoide.
O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.