o plano marshall foi um plano econômico criado pelos EUA para ajudar os países aliados que estavam sofrendo economicamente por causa da guerra, nesse plano era emprestado dinheiro aos paises aliados e o juros era baixo. o plano comecon foi uma retribuição da urss ao plano marshall, então ele funciona da mesma forma ...
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi uma estratégia desenvolvida durante o Plano Marshall. Ela configurou uma aliança militar, criada com o objetivo de integrar e consolidar militarmente a estrutura dos estados europeus financiados pelo plano, protegendo-os contra ataques exteriores.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
Também conhecida pela frase América para os americanos, a Doutrina Monroe prega, entre outros pontos, a proibição de criar novas colônias na América; a não intromissão dos países europeus nas decisões dos americanos e o não envolvimento dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus.
A Doutrina Truman foi designada como a ação que os Estados Unidos estavam tomando para ajudar os países capitalistas pós-Segunda Guerra mundial. Os norte americanos faziam empréstimos para os países do Ocidente Europeu se reestruturarem, em troca, ganhavam autonomia no mundo.
A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter o avanço do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.
A doutrina Truman foi uma política instituida pelo Presidente Truman que tinha como objetivo angariar Países para a ideologia capitalista, pois estavam em um período de pré-guerra-fria, e o plano Marshall foram impréstimos feitos a países europeus destruídos pelo conflito da Segunda Guerra.
A saída encontrada ficou conhecida como “Doutrina Truman”: a diplomacia americana passou a se articular com políticos europeus de orientação social-democrata, contrários ao comunismo, mas com grande aceitação popular.
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, os EUA e a URSS emergiram como superpotências antagônicas. ... Bo cerco de Berlim pela URSS, a Revolução Chinesa, a Guerra da Coreia e o Plano Marshall. Ca Liga das Nações, a Política da boa vizinhança, a crise dos mísseis, a primavera de Praga.
Basicamente, o objetivo, tanto do presidente norte-americano (Truman) quanto o do líder da União Soviética (Stalin) era conseguir propagar seu modelo de sociedade e conquistar o maior número de adeptos pelo mundo, conseguindo assim, garantir o poder mundial.
A doutrina Truman foi caracterizada por um momento pós-segunda Guerra Mundial, durante o período conhecido como Guerra Fria, que consistia em uma política externa realizada por Truman (presidente dos EUA na época), no sentido de acabar com qualquer tipo de socialismo que ainda existisse no mundo.
Resposta: Ao sair da Guerra, a União Soviética aspirava ampliar a atuação do socialismo, a começar pelo leste europeu. ... Truman, no dia 12 de março de 1947, proferiu diante do Congresso Nacional um agressivo discurso, afirmando que os países capitalistas deveriam se defender da ameaça socialista.
O discurso do presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, dirigido ao Congresso americano em 1947, marcou a inflexão da política externa do país no imediato pós-2a Guerra Mundial e lançou as bases do antagonismo entre os EUA e a União Soviética, que marcaria os anos da Guerra Fria.
Roosevelt em 1944. Franklin D. Roosevelt Jr. Franklin Delano Roosevelt, também conhecido como FDR ( /ˈroʊzəvəlt/, /ʔvɛlt/; Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 – Warm Springs, 12 de abril de 1945) foi um advogado e político norte-americano que serviu como o 32º presidente dos Estados Unidos de 1933 até sua morte em 1945.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
para facilitar a reconstrução dos países capitalistas,destruídos na segunda guerra mundial. recuperar i organizar a economia dos países capitalistas com isso aumentando seus vínculos com os estados unidos através das relações comerciais.
Porque este plano ajudava os paises destruídos pela guerra de várias formas, uma delas era ajuda econômica para seus aliados, isso foi de extrema importancia pois os paises do bloco capitalista viram que o sistema empregado pelo os norte-americanos era mais eficaz e ajudava a recuperação dos países mais rápido, isso ...