Elas são consideradas besouros sagrados desde a idade média. Na Europa Medieval, as culturas foram tomadas pelos insetos, e muitos oravam pedindo socorro, recebendo como resposta as joaninhas para matarem as pragas; A fêmea pode colocar até mil ovos durante sua vida inteira.
Habitat. As joaninhas vivem em todos os cantos do planeta e no campo são fáceis de serem vistas, pois não se escondem. Na verdade, geralmente podem ser vistas em cima de plantas e folhas. O ponto mais importante para as joaninhas escolherem uma planta para ficar é a presença de pulgões, sua comida.
Ver uma joaninha é receber uma confirmação mística que a sorte está por perto. Isso porque essa pequena criatura é conhecida por ser um bom presságio em diversas culturas. ... A joaninha é um tipo de besouro da família Coccinellidae, em que já foram descobertas mais de 5.
As joaninhas se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais. Por sua vez, as joaninhas são predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios. Para se proteger, elas contam com algumas estratégias.
Abrigando e alimentando a joaninha
Regar as folhagens das usas plantas e colocar recipientes rasos com água para joaninhas beberem também ajudará a atrair joaninhas e mante-las. Você também pode construir abrigos para abrigar suas joaninhas, pois nos meses de outono e inverno as joaninhas adultas entram em estado de dormência, assim como ursos.
A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.
Há cerca de 4500 espécies de joaninhas, diferentes entre si nos padrões de cores e pintas da carapaça. As joaninhas são um dos maiores predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas.
mosquitos
Os tipos de marimbondos mais temidos são o cavalo e a mamangava. O marimbondo cavalo tem o corpo esbelto, e sua cor é marrom avermelhado. Eles não são agressivos e só se defendem se forem incomodados.
A rainha demora entre 4 a 6 dias, a operária de 1 a 3 dias e zangões de 1 a 3 semanas.
A picada de marimbondo normalmente é muito desconfortável pois causa uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão intensa no local da ferroada. No entanto, esses sintomas estão especialmente relacionados com o tamanho do ferrão, e não com a intensidade do veneno.
Uma reação normal à ferroada de abelha, vespa ou marimbondo inclui coceira, vermelhidão e inchaço no local da picada....Os sinais de uma reação mais grave que pode resultar em anafilaxia são:
Portanto o veneno da abelha ocasiona três efeitos específicos no organismo humano: neurotóxico, atuando sobre o sistema nervoso; hemorrágico, pelo aumento da permeabilidade dos capilares sangüíneos e hemolítico, pela destruição dos glóbulos vermelhos.
Só as abelhas obreiras morrem quando picam, as outras não. A maior parte das abelhas que picam, têm o aguilhão liso e, ao picar, esse aguilhão sai completamente da tua carne.
A picada da abelha também é utilizada por acupunturistas. Como o veneno da abelha pode ser benéfico para nossa saúde – A apitoxina existente nele é um excelente anti inflamatório e ja foi confirmado que o veneno delas é poderoso agente imunológico que estimula o nosso sistema imune contra doenças.