A doutrina patrimonialista defende os princípios estático e dinâmico da riqueza. Princípio estático - segundo D'Áuria, o estado estático do patrimônio é determinado de forma objetiva pelo inventário. Já a subjetividade compreende as relações dos elementos inventariados com as pessoas que compõem a entidade.
A Escola Personalista surgiu para dar personalidade as contas e explicar as relações dos direitos e obrigações, dando uma melhor estrutura e visualização. A Escola Controlista idealizava o objetivo da Contabilidade como controle da riqueza administrativa.
As correntes doutrinárias do pensamento contábil:
As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. ... E como cada uma está registrada no balanço patrimonial do empreendimento.
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências....O que são contas a pagar?
No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o patrimônio líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.
Confira a seguir algumas táticas que podem ser implementadas no planejamento da empresa para incrementar os lucros!
De modo geral, a elaboração da DMPL consiste na representação das contas do patrimônio líquido, das quais fazem parte o capital social, as reservas (de capital, de lucro, de reavaliação e das ações de tesouraria), além dos lucros e prejuízos acumulados.
Os fatos que alteram para mais, que aumentam o patrimônio líquido, são denominados de receitas; os que diminuem o patrimônio líquido, são chamados de despesas. Daí se conclui que as receitas são fatos que aumentam a riqueza e as despesas provocam diminuição da riqueza da empresa.
Assim, a DMPL deve discriminar os seguintes pontos:
Para montar a DLPA do ano seguinte, temos as seguintes informações:
Ou seja, o DRA — Demonstrativo de Resultado Abrangentes — é um documento produzido pelo setor contábil de uma organização que demonstra todos os dados afetados pelo balanço patrimonial. O documento tem como objetivo manter atualizado a divisão entre o que é patrimônio da empresa e o que é de seus sócios.
DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. ... as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
A DLPA é a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, utilizada para mostrar as mudanças que ocorreram no Patrimônio Líquido no período e onde ele foi aplicado. Estas mutações patrimoniais podem ser aumento do lucro ou do prejuízo acumulado.