Seriar é ordenar a partir da análise das diferenças dos objetos. Bem, realizando as minhas leituras dei-me por conta da existência da seriação visual (onde apenas olhando a criança reconhece as diferenças) e da seriação tátil (onde ela necessita tocar o objeto para perceber as diferenças).
A sequenciação de objetos consiste em classificá-los segundo uma ordem direta e linear de grandeza, ou seja, segundo uma ordem crescente ou decrescente, maior ou menor, etc.
Acto ou efeito de dispor em sequência , de sequenciar (ex.: sequenciação de conteúdos).
Mais adiante está o quarto processo que chamamos de sequenciação. Ele é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre eles. Nesta ação a ordem dos fatos não interfere nos resultados, o que é totalmente contrário à seriação.
Significado de Seriar verbo transitivo Dispor em séries; classificar, ordenar: seriar as questões.
Sequenciação textual Sequenciação textual é o que o autor faz para o texto progredir. Dentro dela, temos a sequenciação com recorrências, sequenciação sem recorrências, encadeamento e a progressão/continuidade tópica.
O saber matemático é um dos mais importantes, uma vez que a criança vivencia situações que exigem conhecimentos acerca dos sete processos mentais básicos (correspondência, conservação, comparação, classificação, inclusão, seriação e sequenciação).
Os processos matemáticos são tudo aquilo que permite trabalhar com esses conceitos. São particularmente importantes os processos matemáticos de representar, relacionar e operar, resolver problemas e investigar e comunicar.
Quando a criança brinca de faz de conta e arruma a mesa colocando uma colher para cada prato, está estabelece uma relação e descobre a estrutura de correspondência. Através de atividades que envolvem correspondência, a criança pode vir a perceber a equivalência de conjuntos que tem a mesma quantidade de componentes.
Classificar é separar objetos, pessoas e idéias em categorias de acordo com características percebidas por meio de semelhanças ou diferenças. A classificação deve ocorrer de maneira espontânea. ... Na conservação a criança percebe que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição dos objetos.
A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles. ... A criança ao alinhar os objetos evidencia um processo de evolução da seriação, a saber: FASE IA - não há nenhum ensaio de ordenação dos elementos (+ - 4 anos);
R$ Qual número está indicando uma ordenação? O 2 (em “2 o tempo”). Ilustrações:EstúdioFélixReiners/Arquivo daeditora 10 unidades ou 2 a ordem no sistema de numeração decimal. 1000 unidades ou 4 a ordem no sistema de numeração decimal.
Os números podem ser usados para indicar um quantidade, uma medida, um código ou uma ordem. leia o texto a seguir e indentifique o que cada número está indicando. em uma competição de atletismo participaram 125 atletas.
Matemática. Sequência é sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem. ... O estudo de sequência dentro da matemática é o conjunto de números reais dispostos em certa ordem. Assim chamado de sequência numérica.
Reconhecer números; Identificar e utilizar estratégias para quantificar; Agrupar elementos segundo sua quantidade, Conhecer dezena e identificá-la como grupo de dez elementos.
Sequência numérica usando objetos Diga cada número ao colocá-lo em sequência. Em seguida, peça aos alunos que correspondam cada número, em ordem, aos objetos. Você pode começar colocando o 1 e fazendo com que continuem a sequência numérica a partir daí e assim sucessivamente até o número trabalhado.
Álgebra é o ramo da Matemática que generaliza a aritmética. Isso significa que os conceitos e operações provenientes da aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão etc.) serão testados e sua eficácia será comprovada para todos os números pertencentes a determinados conjuntos numéricos.
Nesse sentido, um dos ramos da matemática que se pode destacar é a Álgebra que também é de extrema importância para a humanidade, uma vez que esse ramo permite manipular equações que são vistas em muitas aplicações no nosso cotidiano, como: confiabilidade de produtos, crescimento populacional e etc.
Usos da álgebra A álgebra e as variáveis tornam mais fácil solucionar questões matemáticas. Para resolver um problema de matemática, simplesmente escreva-o como uma equação. Use uma letra, ou variável, no lugar do número que deve ser representado. ... A álgebra também é útil para resolver problemas do dia a dia.
A origem da palavra álgebra vem como uma variação latina da palavra árabe al-jabr, que foi utilizada no livro “Hisab al-jabr w'al-muqabalah”, escrito pelo matemático árabe Mohammed ibn-Musa al Khowarizmi em Bagdá por volta do ano 825 a.C..
GARRAFA – não há completa certeza, mas parece vir do Árabe garaba, “recipiente para transporte de líquidos”. ... Este recipiente vem do Latim tunna, “couro”, por extensão “recipiente de couro, odre”. ODRE – pouco se usa atualmente esta palavra que significa “bolsa de couro para líquidos”.
Como um ramo da matemática, a álgebra surgiu no final do século 16 na Europa com a obra de François Viète. A álgebra pode ser considerada como cálculos semelhantes aos da aritmética com além dos números matemáticos. No entanto, até o século 19, a álgebra consistiu, essencialmente, da teoria das equações.
René Descartes