Essa cor azul esverdeada vem da interação da luz solar com a atmosfera do planeta. Quando a luz solar, composta por todas as cores do arco-íris, atinge a atmosfera uraniana, hidrogênio, hélio e metano absorvem a porção vermelha da luz, que tem o maior comprimento de onda.
No nascer e no pôr do sol, contudo, as cores são diferentes do azul, geralmente ficando entre o vermelho e o alaranjado. Isto ocorre porque no amanhecer e no entardecer, os raios solares precisam percorrer um caminho mais longo na atmosfera até chegarem aos nossos olhos.
A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.
Se o Sol, nossa estrela, emite sempre um mesmo tipo de luz, por que o céu muda de cor? A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem.
"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
Conforme o sol vai baixando, a poeira no ar faz com que ele primeiro pareça laranja fosforescente, depois vermelho. As nuvens refletem estas cores brilhantes. Algumas nuvens finas e altas ficam rosas ou roxas, porque a luz vermelha é temperada pelo azul do céu que aparece através delas.
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
AGORA FICA FÁCIL ENTENDER POR QUE O CÉU FICA ALARANJADO Por conta disso, que uma atmosfera mais poluída,com poeiras e fumaças, pode contribuir para um nascer ou pôr do sol mais alaranjado/avermelhado, já que isso aumenta a dispersão dos raios vermelhos.
Afinal, no crepúsculo, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando, avermelhando gradativamente o horizonte (embora o resto do céu continue azul). A vermelha é a última onda de luz que consegue cruzar a atmosfera e nos atingir, por isso o astro-rei fica vermelho no pôr-do-sol.
"As cores, normalmente vermelho ou laranja, significam que há muita poeira na atmosfera, que refrata a luz do sol". O céu amarelo ou "céu de açafrão" – como foi chamado por algumas pessoas – foi registrado em fotos e vídeos (veja abaixo).
Faz sentido: moléculas menores interagem com ondas menores. Quando o Sol está se pondo, porém, sua luz penetra na atmosfera de lado – não de cima –, e precisa atravessar mais gás. Isso significa que há oportunidade de espalhar também a luz avermelhada, mais comprida, o que muda a cor do céu.
O rosa significa romance, ternura , sensualidade e beleza feminina. Rosa se relaciona também com o símbolo do coração. ... Outras características como beleza, suavidade, pureza, charme, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres, sugerindo feminilidade e afeição.
O roxo é a cor do misticismo, da transmutação e da espiritualidade. O roxo quer transformar, quer tirar as coisas do lugar, quer se conectar com as pessoas de maneira mais profunda. O roxo é a cor dos chacras do cérebro, onde se concentram os sentimentos e a inteligência.
Um brilho verde ou raio verde são raros fenômenos ópticos que geralmente ocorrem ao nascer ou ao pôr-do-sol, quando uma pequena mancha verde fica visível por um curto período de tempo acima do sol, ou próximo dele, ou também se mostra sobre o ponto do anoitecer.
Muitos outros, porém, são produzidos sob a camada de ar que cobre a superfície da Terra. Um deles, muito bonito e pouco conhecido, chama-se “raio verde”: ele aparece como uma fulguração bem no topo da circunferência avermelhada do Sol, nos últimos instantes do ocaso, e dura tipicamente 1 segundo.
O fenômeno, chamado luminescência atmosférica, pode ser confundido com as auroras boreais. (Foto: NASA) Do espaço, é fácil ver a diferença. O "airglow" é a faixa verde uniforme e discreta que circunda a Terra. A aurora é o miolo verde exuberante.
De uma forma simples, a aurora boreal, também chamada de aurora polar, pode ser definida como um verdadeiro show de luzes no céu, que mistura vermelho, laranja, azul, verde e amarelo.
“Os elétrons energizados batem com as moléculas de oxigênio e nitrogênio e emitem luzes de cor azul, vermelha e verde, originando esse fenômeno muito bonito”, explica Filho. As auroras que acontecem no Hemisfério Sul da Terra são chamadas de austrais.
Aurora Boreal: 8 países incríveis para ver a beleza natural