crossorigin="anonymous">
Matérias-primas animais: couro, extraído de répteis, bovinos, ovinos, bubalinos, etc.; lã, extraída de ovelhas; leite, extraído principalmente da vaca; mel, extraído de colmeias. Matérias-primas minerais: ferro, que - misturado ao carbono - produz o aço; cobre.
Materiais de origem vegetal são provenientes de plantas, cultivadas ou nativas, que após alguns processos adquirem as propriedades necessárias para serem utilizados como matéria-prima no design de produto. São materiais heterogêneos, biodegradáveis e de fonte renovável.
A matéria-prima vegetal advém das árvores e da flora como um todo, e a mais conhecida é a madeira. Além disso, frutos e vegetais diversos também são encaixados nessa tipificação, pois, a partir deles, podem ser fabricados os mais variados produtos.
Tipos de matéria-prima Animal: de origem da criação de animais, como a carne, o leite, ou também, o couro como matéria-prima.
Alimentos de origem vegetal São exemplos as folhas, raízes, caules e frutos. Eles são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Por isso, recomenda-se que sejam incluídos diariamente na alimentação. Os alimentos vegetais destacam-se pela possibilidade de serem consumidos frescos.
Para saber se o produto é testado em animais ou se a empresa compra insumos de fornecedores que testam, o ideal é procurar o serviço de atendimento ao consumidor da marca para esclarecimento. Outra maneira é para observar se o cosmético conta com o selo “The Leaping Bunny”, garantido pela Cruelty Free International.
Para um produto ser considerado vegano, ele não pode usar matérias primas de origem animal, de nenhum tipo. Entram nessa lista desde mel e cera de abelha até lanolina e colágeno.
Ler o Rótulo de Um Produto Para confirmares se um produto é vegano, percorre a lista de ingredientes. Verás que os ingredientes de origem animal mais óbvios saltam logo à vista: soro de leite, leite em pó, gema de ovo, caldo de carne, etc.