Regime de Competência é quando, na apuração dos resultados (crédito) do exercício são consideradas as receitas e despesas nas datas a que se referirem, independente dos seus recebimentos ou pagamentos.
Uma das consequência do não cumprimento pode atrapalhar e a levar a empresa e falir e vai de desacordo com a legislação e pode ocorrer multas da receita pelo não comprimento dentro do período vigente.
O regime de competência é usado para montar o Demonstrativo de Resultados de Exercício — DRE. ... Desse modo, o DRE é capaz de analisar e indicar se vale a pena continuar comercializando e produzindo determino tipo de produto ou serviço, além de saber se os custos e despesas são pagos pelo lucro da venda.
O mês de competência é aquele efetivamente trabalhado em Todos os Documentos.
De acordo com o Princípio de Competência, a despesa será considerada em função do seu fato gerador, ou seja, o recebimento dos serviços e consumo dos bens ou materiais. ...
Fato gerador é o evento que dá origem a uma obrigação tributária, com a cobrança de imposto ao contribuinte. Entenda tudo sobre o conceito. O fato gerador de um imposto é exatamente o que o nome diz: a ação ou ocorrência que dá origem ao imposto cobrado pelo governo, seja ele municipal, estadual ou federal.
Uma despesa a pagar é a que foi incorrida (o fato gerador ocorreu) dentro do período contábil, mas ainda não foi paga; uma receita a receber é a que foi ganha (o fato gerador ocorreu) dentro do período contábil, mas ainda não foi recebida.
O desenvolvimento do mercado de capitais e o rápido crescimento do comércio e da indústria proporcionaram o surgimento de um campo fértil para o desenvolvimento das Ciências Contábeis, pois, com o surgimento dos grandes conglomerados comerciais e industriais, com participação de inúmeros acionistas, a contabilidade, ...
Ao passar do tempo, as operações contábeis iam tornando-se mais complexas, e dessa forma requer uma reformulação no sistema de contabilidade atual, criam-se novas nomenclaturas com: receitas de caixa, renda, lucros, despesas e etc, aprimorando cada vez mais a situação de levantamento contábil da empresa e mostrando de ...
Devido ao grande processo de oferta ser maior que a demanda, a Crise americana de 1929 contribui e muito para a real importância da contabilidade como fator gerencial dentro de uma organização social e econômica. A contabilidade obteve uma forma mais sistêmica, preventiva e de controle gerencial.
A Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização. ... No início da prática contábil, os profissionais que exercia essa função eram chamados de ''guarda-livros'' pois faziam a escrituração dos livros mercantis, como também preenchia guias e calculavam os impostos.
Entre os anos 1950 e 1960, os contadores e profissionais contábeis no Brasil eram conhecidos como guarda-livros, tendo mais reconhecimento a partir dos anos 1970, quando a expressão tornou-se obsoleta.
Luca Pacioli, até 1840 Segundo Iudícibus, Marion e Faria (2009) o início da era moderna ficou conhecida como “Tratado de Luca Pacioli”, que teve obra publicada em 1494 a “Summa de arithmetica, geometria, proportionalita3” texto que evidência sobre a história da Contabilidade.
1º período: história Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.
A contabilidade de custos surgiu com o advento do sistema produtivo, ou seja, com a Revolução Industrial. ... O sistema desenvolvido nessa época visava avaliar os custos de transformação de cada processo de mão-de-obra empregada, com o objetivo de oferecer condições para medir a eficiência do processo de produção.
19), nasceu da Contabilidade Financeira quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista.
A contabilidade gerencial proporciona total controle de todo tipo de transação do negócio, permitindo que os gestores acompanhem todo o desempenho da empresa por demonstrativos, que servem para apuração adequada de impostos.
A contabilidade gerencial pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.