EQST

Qual A Caracterstica Da Obra Os Sertes De Euclides Da Cunha?

Qual a característica da obra Os Sertões de Euclides da Cunha?

A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.

O que fala o livro Os Sertões?

Publicado pela primeira vez em 1902, "Os sertões" de Euclides da Cunha é um retrato do Brasil da época. A obra trata da Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O autor, que era correspondente do jornal O Estado de São Paulo, presenciou parte dos acontecimentos na região e os descreveu de forma fiel.

Qual estilo define a linguagem usada por Euclides da Cunha?

O estilo de linguagem também é outra característica bastante peculiar, denominado por outros escritores como sendo um “Barroco Científico”. Para conseguir mair realismo à descrição e análise do conflito em Canudos, Euclides dividiu sua obra em três partes: A Terra, O Homem e A Luta.

Qual a obra mais significativa de Euclides da Cunha?

Os Sertões Sua obra mais importante, publicada em 1902, “Os Sertões”, narra os acontecimentos da guerra de canudos (1896-1897), no interior da Bahia, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897).

Qual foi a importância da obra Os sertões para a literatura brasileira?

Os sertões, de Euclides da Cunha, é o livro que inaugura o pré-modernismo (1902-1922), um período literário que faz a transição entre o simbolismo e o modernismo brasileiros. Na obra Os sertões, de Euclides da Cunha, o narrador observador relata, com detalhes, a Guerra de Canudos (1896-1897). ...

Porque Os sertões é uma obra Pré-modernista?

A obra Os sertões, de Euclides da Cunha, publicada em 1902 é considerada pré-modernista, haja vista o poder crítico e as profundas convicções sociopolíticas que se destacam na literatura.

Por que a linguagem usada por Euclides da Cunha foi apelidada de barroco científico?

O estilo de linguagem adotado pelo autor é bastante particular, denominado por outros escritores como “Barroco Científico”, já que emprega constantemente expressões que sugerem um conflito interior sem solução.

Qual o tema principal do livro Os Sertões?

A OBRA. Em Os sertões, Euclides da Cunha usou uma linguagem grandiloquente e rica em termos científicos, apresentou nessa obra, no qual o tema principal é a Guerra de Canudos, um verdadeiro retrato do Brasil no fim do século XIX, discutiu problemas que transcendem o conflito que ocorreu no interior da Bahia.

Qual o estilo de Euclides da Cunha?

O estilo de linguagem também é outra característica bastante peculiar, denominado por outros escritores como sendo um “Barroco Científico”. Para conseguir mair realismo à descrição e análise do conflito em Canudos, Euclides dividiu sua obra em três partes: A Terra, O Homem e A Luta.

Qual é o nome da obra principal de Euclides?

Os Elementos Euclides foi um matemático grego que viveu em Alexandria, no Egito, durante aproximadamente entre 323-283 a.C., no reinado de Ptolomeu I. Euclides é considerado como o Pai da Geometria. Euclides escreveu treze volumes em sua obra principal, chamada Os Elementos.

O que marcou o Pré-modernismo?

O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. ... Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas.

Porquê ler os sertoes?

Talvez seja por trechos como este que a obra de Euclides da Cunha resista há mais de cem anos como uma das mais célebres da literatura brasileira. ... A história da guerra de Canudos (1896-1897) narrada por Euclides da Cunha em Os sertões é matéria de inúmeros estudos e polêmicas.

Qual é o foco narrativo da obra Os sertões?

Narrador/foco narrativo A obra Os sertões, de Euclides da Cunha, possui narrador observador em terceira pessoa, isto é, conta a história a partir do ponto de vista de um observador dos acontecimentos, sem participar das ações.

Porque Monteiro Lobato é considerado Pré-modernista?

Dois traços caracterizam Monteiro Lobato como pré-modernista: o regionalismo e a denúncia dos contrastes, mazelas e desigualdades na sociedade oligárquica brasileira da Primeira República. ... Denuncia também o infortúnio de outro marginal brasileiro: o negro e a situação que este enfrenta após a abolição.

Quanto tempo Euclides da Cunha demorou para escrever o livro Os Sertões?

cinco anos Livro vingador Euclides deixou Canudos quatro dias antes do fim da guerra, não chegando a presenciar o desenlace. Mas conseguiu reunir material para, durante cinco anos, elaborar Os Sertões: campanha de Canudos (1902).

Como foi dividida a obra Os Sertões?

Dessa forma, o livro é dividido em três partes: “A terra”, em que a flora, relevo e clima do sertão nordestino são descritos; “O homem”, em que se descreve o sertanejo a partir de uma visão determinista, atrelada ao naturalismo; e “A luta”, quando o narrador relata, em detalhes, a Guerra de Canudos.