Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.
Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.
Os principais verbos intransitivos são:
Nos sentidos de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, o verbo "Ir" é Intransitivo: Eu vou de avião. Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Transitividade de um verbo Os verbos podem exigir ou não elementos que os acompanhem, os complementos verbais, conforme isso se dá são classificados em: Intransitivos: não exigem complemento algum. Transitivo direto: exigem o objeto direto. Transitivo indireto: exigem o objeto indireto.
resposta Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. Na tirinha, podemos observar a frase “E você queria que me ensinassem a escrever numa aula só?”. O verbo “ensinasse” é transitivo bitransitivo, ou seja, ele tem dois objetos: um direto e um indireto.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo transitivo, o qual sozinho não consegue fornecer informação com sentido completo.
Objeto Direto Eis o caderno de que preciso. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos: Eis o caderno. Preciso do caderno (= de que)
Objeto direto Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.
- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. ... Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal.
objeto é tudo aquilo que tem uma função determinada. Por exemplo: lápis, tesoura e etc.
Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo. Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso, como uma cadeira, uma faca ou um martelo.
Matéria, Corpo e Objeto Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. ... Corpo é uma porção limitada da matéria e objeto é um corpo fabricado para um determinado fim.
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. ... Por outro lado, um corpo, para a química, é uma porção limitada da matéria.
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, e desse modo, possui volumes. ... Corpo é a denominação dada a qualquer porção limitada de matéria, como por exemplo uma tábua de matéria e um cubo de gelo. Objeto é aquele que, devido à sua forma possui uma determinada finalidade ou uso.
É uma porção limitada da matéria. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também. É um corpo produzido para utilização do homem.