Quais os vários tipos de deficiência?
É a associação de duas ou mais deficiências no mesmo indivíduo, ocasionando atrasos no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa. Pode ser agravada por alguns aspectos, tais como a idade de aquisição, o grau das deficiências e a quantidade de associações que apresenta.
A deficiência intelectual é caracterizada pelo funcionamento cognitivo que não corresponde à média esperada, ou seja, que esteja abaixo do que é considerado normal. A dúvida de pais e mães se deve aos campos que podem ser direta ou indiretamente afetados pelo desempenho cerebral da criança, por exemplo.
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações nas habilidades mentais gerais. Essas habilidades estão ligadas à inteligência, atividades que envolvem raciocínio, resolução de problemas e planejamento, entre outras.
Imaturidade tem a ver com desenvolvimento dos níveis neurologicos, e não com transtorno de personalidade ou cognitivo. Refere-se a comportamentos resposta aos estímulos do ambiente e sua forma de percepção, e não problemas de deficiência cognitiva. Bom dia!
Problemas Cognitivos
A origem pode ser imaturidade neurológica, que dificulta a transmissão das informações visuais ao sistema motor, fazendo a criança escrever de modo lento e desorganizado. O ensino inadequado da escrita e conflitos emocionais, como o desejo de chamar a atenção dos pais, são outras causas frequentes desse distúrbio.
Desenvolvimento psicossocial É nesse mundo que aprende sobre si, a estar e a comunicar-se com os outros. Neste sentido, a primeira infância é um período de mudanças significativas no que diz respeito ao desenvolvimento social.
Enfatizar o processo didático pela perspectiva relacional significa analisar suas características por meio de quatro dimensões: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. “O processo didático, assim, desenvolve-se mediante a ação recíproca e independente das dimensões fundamentais.
O risco também pode estar associado a uma ocorrência positiva, mas não vamos tratar desse tema aqui. Já a percepção de riscos, como exemplificado anteriormente, é o ato tomar consciência, por meio dos sentidos (audição, tato, visão, olfato, paladar), de algum perigo eminente, tomando a decisão adequada para evitá-lo.