Essas mudanças significativas trazem à tona um novo tipo de texto: o texto multimodal, aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico (texto escrito, imagem estática, vídeo, áudio etc.). Um dos aspectos relevantes nos textos multimodais é a grande utilização de imagens para a comunicação.
São exemplos de textos multimodal: os anúncios, os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos, as propagandas, as tirinhas entre outros. Esses gêneros trazem a materialização de signos alfabéticos (letras, palavras e frases) e signos semióticos (imagéticos e visuais).
Multissemióticos são os textos com muitos elementos, como imagens, ícones e desenhos.
diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)
São exemplos de textos multimodais: resumo, artigo de opinião e resenha. II. A multimodalidade está diretamente relacionada ao conceito de multiletramento. ... O "internetês" é um exemplo de linguagem que foi criada para ser escrita nos meios online, ou seja, é um texto multimodal.
O texto verbal visual tem efeito quando o leitor entende o contexto daqueles elementos. Por sua vez, o texto multissemiótico é definido como àqueles que apresentam elementos verbais e recursos visuais que possibilitarão ao leitor o entendimento do assunto.
Atualmente, nos textos multimidiáticos, imagens, palavras e sons são “capturados” de situações reais (efeito de real) e de pessoas comuns (efeito de interlocução), transformando qualquer coisa ou pessoa em espetáculo (efeito de hiper-real).
Em uma sociedade do conhecimento, em que há uma multiplicidade de informações disponíveis aos leitores, os textos multissemióticos permitem representar imageticamente uma informação, de modo que esse leitor tenha, além do texto verbal, recursos visuais que o auxiliarão na leitura e compreensão do conteúdo em questão.
O texto visual, em seu todo, é tido como um conjunto de estruturas produtivas, cujo modelo pressupõe: expressão visual; elementos de expressão (figuras geométricas e ângulos de câmera); níveis sintagmáticos (figuras iconográficas, tipologia da montagem, relação campo/contracampo, etc); blocos sintagmáticos com função ...
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Um deles é o que chamamos de poesia visual: são textos verbais cujo formato pode ser um desenho com palavras a partir do conteúdo do poema, não obedecendo necessariamente a orientação de leitura da escrita alfabética, de cima para baixo, da esquerda para a direita.
APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS E AJUDA VISUAL Adoram repetições e querem fazer sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito. Para instalar ou sedimentar coisas novas ou instalar algo que ainda não está bom, a melhor forma é fazê-lo através das aproximações sucessivas e através da ajuda visual.