Existe uma infinidade de instrumentos ópticos, podemos citar: microscópio, telescópio, projetores, lupa, câmera fotográfica, óculos, lentes etc.
São poucos os astros que podemos observar durante o dia. Usando apenas os olhos podemos ver o Sol, a Lua e muito dificilmente o planeta Vênus - popularmente conhecido como Estrela d´alva. À noite podemos ver a Lua quando não está na fase nova e também um grande número de astros que normalmente chamamos de estrelas.
Telescópio Refletor: é formado por um tubo com um ou mais espelhos e uma lente ocular. Existem diferentes tipos de telescópios refletores, dependendo das configurações dos espelhos. É o equipamento mais utilizado por astrônomos para a observação do céu.
A Via Láctea enche o céu com milhares de estrelas e é tão grande que pode ser vista a olho nu. Vá para um lugar escuro e isolado. Se você estiver no hemisfério norte, olhe para o sul. Caso você esteja no hemisfério sul, basta olhar para cima.
É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.
Para visualizarmos as estrelas da Via Láctea e outros objetos no céu em torno da Terra, o Google Earth usa imagens obtidas pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Ao girar o globo, o espaço ao fundo gira junto, dando a imagem exata que você veria se fosse um astronauta em órbita.
A Via Láctea é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar. Ela é composta por estrelas, astros menores, gás, poeira e matéria escura. A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra.
Nossa galáxia tem a forma de um espiral e é composta por três elementos principais: disco, bojo e halo. O disco é constituído por bilhões de estrelas, poeira e gases, sendo responsável por definir o formato de espiral. O bojo fica na região central, é circular e contém estrelas mais velhas, de cor avermelhada.
Estrelas e tudo mais estão presos nesse campo comum e orbitam em torno do centro de massa comum. Portanto, a questão é que a Via Láctea está orbitando em torno de algum objeto ou talvez Buraco Negro. A mesma ideia. Não existe um único objeto pontual próximo o suficiente para que nossa galáxia "orbite" ao seu redor.
Apesar de ser a 5 galáxia mais próxima da terra, a grande nuvem de Magalhães é a galáxia mais brilhante, observada aqui da terra, tem magnitude bem observada a olho nu, em boas condições de céu noturno.