2 – Enumerativo É utilizado para enumerar partes que constituem um termo da oração, sendo costumeiramente separado por vírgulas, travessão ou dois pontos.
O aposto enumerativo serve para enumerar partes constituintes de um termo da oração. Na frase, aparece separado por dois pontos ou travessão e vírgulas.
Também denominado oração subordinada substantiva apositiva, o aposto de oração é quando há uma oração cujo valor é apositivo, e encontra-se sintaticamente dependente da outra.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa É a oração que funciona como aposto explicativo. É sempre iniciada por um pronome relativo e, da mesma maneira que o aposto explicativo, é separada por vírgulas, dois pontos, parênteses ou travessões.
Oração subordinada substantiva apositiva É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Exemplos: Esse era meu maior receio: que você não aceitasse meu pedido de casamento. Não consigo aceitar uma coisa: você não ter comparecido à festa.
Encerramos as orações subordinadas substantivas com a apositiva:A oração subordinada substantiva apositiva exerce a função de aposto, isto é, explica, esclarece um termo anterior (da oração principal). Ex.: Peço-lhe encarecidamente um favor: não perturbe meu sossego. ... A oração sublinhada esclarece o termo verdade.