FUNÇÕES EXECUTIVAS Elas incluem o raciocínio, a lógica, a estratégias, a tomada de decisões e a resolução de problemas. Todos esses processos cognitivos são produzidos diariamente, pois uma série de problemas - dos mais simples aos de maior complexidade - ocorrem na vida do ser humano.
A função executiva é requerida sempre que se faz necessário formular planos de ação ou quando uma sequência de respostas apropriadas deve ser selecionada e esquematizada. Do ponto de vista da neuropsicologia a função executiva compreende os fenômenos de flexibilidade cognitiva e de tomada de decisões.
A inibição comportamental envolve sistemas executivos do cérebro que monitoram e supervisionam o comportamento em andamento, suprimindo escolhas e ações inapropriadas.
Componente de processos executivos, controle inibitório refere-se à habilidade de inibir respostas competitivas. Freqüentemente se encontra prejudicado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pode ser avaliado por escore e tempo de reação em tarefas de geração semântica.
Significado de Inibição Aquilo que impede o desenvolvimento ou a evolução de outra coisa. Adiamento ou interrupção de um processo (fisiológico ou químico). [Fisiologia] Diminuição da atividade de um neurônio, de uma fibra muscular ou de uma célula secretória, sob a ação de um influxo nervoso ou de um hormônio.
6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil
A INIBIÇÃO PSICOMOTORA - Além das debilidades psicomotoras, é caracterizada por uma presença constante de ansiedade, alguns sintomas podem ser bem comuns na criança, como: sombrancelhas franzidas, cabeça baixa, problemas de coordenação motora, distúrbio de conduta entre outros.
Para podermos entendê-los temos que e conhecerem quais são os tipos de distúrbios psicomotores. De acordo com GRÜNSPUN, 1988, divide os distúrbios psicomotores nos seguintes quadros: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora (paratonia e sincinesia), inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.
A seguir, apresentaremos alguns dos transtornos psicomotores que afetam o desenvolvimento da criança e que podem ter consequências psicológicas e emocionais. São eles: instabilidade; inibição; debilidade; dispraxia e lateralidade cruzada.
EXISTEM ALGUNS TRANSTORNOS PSICOMOTORES QUE PODEM SER OBSERVADOS NA SALA DE AULA:
Os distúrbios psicomotores se caracterizam como uma das causas de dificuldades de aprendizagem, na medida em que crianças com instabilidade ou inibição psicomotora são portadoras de precária visão espaço-temporal, coordenação óculo-manual deficiente, dificuldades com a lateralidade e distorções na imagem corporal.
Quanto à tipologia dos distúrbios psicomotores eles podem ser classificados em modalidades distintas. Quais são elas? Coordenação motora instavel; debilidade psicomotora comprometida; imperícia com certa inibição mucular.
As células piramidais disparam e seus potenciais se difundem pelo trato corticoespinhal, indo ativar os neurônios motores alfa e gama. O estimulo transmitido flui pelas raízes anteriores até a placa motora e determina a contração muscular.
O prefixo psico vem do grego Psyché, que significa alma, espírito. Ao longo dos anos, o termo foi utilizado para se relacionar com o estudo da mente humana. Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.
A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano.
A psicomotricidade pode ser definida como a resposta motora da interação do indivíduo com o meio. Quanto à definição de psicomotricidade, em qual fase da vida ela se inicia? Escolha uma: a. Intrauterina.
A Psicomotricidade é um meio de envolver os indivíduos aprimorando suas capacidades físicas e mentais, através do movimento, do lúdico, do prazer e da alegria que devem permear a vida escolar, dentro do contexto da Educação Infantil, como dimensões indissociáveis do ser humano.