A música e a culinária são os principais componentes da 'genética' cultural de Mato Grosso do Sul. A identidade do Estado afirma-se ao sabor da gastronomia, das produções musicais, artesanato indígena, artes plásticas, festas populares e danças.
O Estado de Mato Grosso do Sul possui hoje uma população indígena estimada em 63 mil pessoas[6], na qual se destacam os Kaiowá e Guarani, os Terena, os Kadiwéu, os Guató e os Ofaié[7], sendo que os Kaiowá e Guarani e os Terena apresentam-se com o maior contingente populacional; os primeiros com cerca de 40 mil pessoas, ...
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. ... Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.
1. Povos nativos. Os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés.
Desde que o primeiro colonizador europeu, Aleixo Garcia, que teria pisado em seu território em 1524, ao percorrer a trilha do Peabiru, o estado de Mato Grosso do Sul recebeu migrantes de diversas partes do Brasil nas diferentes fases de sua ocupação.
A ocupação humana do estado de Mato Grosso do Sul iniciou-se por volta de 10.
A Cidade de Miranda é a mais antiga de MS por fundação, 16 julho de 1778. Seguida de Ladário, 02 de setembro de 1978 e Corumbá fundada em 21 de setembro de 1778.
Resposta. estrangeiros. em função da pecuária, em áreas apropriadas para esta atividade econômica. Assim surgiram as cidades de Paranaíba e de Campo Grande.
O termo "Mato Grosso do Sul" deriva do nome do vizinho "Mato Grosso", estado do qual aquele foi desmembrado quando de sua criação.
Mato Grosso do Sul é o segundo estado mais jovem do País, só perde para Tocantins criado com apenas dez anos de diferença. Em 11 de outubro de 1977 o então presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul.
11 de outubro de 1977
11 de outubro de 1977
O território do Mato Grosso foi dividido em 1977, com a criação do Estado do Mato Grosso, cuja capital é Campo Grande e a sigla MS. Os movimentos separatistas, porém, são antigos. O primeiro levante separatista ocorreu em 1892, ainda no governo de Floriano Peixoto, mas não teve sucesso.
Localizado na Região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso do Sul faz fronteiras com os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná; além de países como Bolívia e Paraguai.
Mato Grosso do Sul é um dos estados da região Centro-Oeste. Faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia.
Os municípios do Estado do Mato Grosso do Sul