Um par ordenado é um conjunto formado por dois números reais usados para determinar localizações de pontos no plano cartesiano. Um par ordenado é um conjunto formado por dois números reais, usado para determinar a localização de pontos no plano cartesiano.
Para representar um par ordenado no gráfico, começamos na origem. Em seguida, movemos para a direita (positivo) ou para a esquerda (negativo) para representar a coordenada x. Então, movemos para cima (positivo) ou para baixo (negativo) para representar a coordenada y.
No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa. Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada.
A ordenada de um ponto é a medida assinada de sua projeção no eixo secundário, cujo valor absoluto é a distância entre a projeção e a origem do eixo e cujo sinal é dado pela localização na projeção em relação à origem (antes: negativo; depois: positivo).
O par de vértices é o K e N (Alternativa B). O plano cartesiano é formado por duas retas ou dois eixos, os quais juntos formam um plano reticulado onde pode-se especificar pontos.
O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
O plano cartesiano sempre é desenhado por duas retas que, ao se encontrarem, formam quatro regiões conhecidas como quadrantes. Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, começando pela região que compartilha valores positivos tanto para coordenadas x quanto para coordenadas y.
2° quadrante: a coordenada x é negativa e a y positiva: x≤0 e y≥0; 3° quadrante: ambas as coordenadas são negativas: x≤0 e y≤0; 4° quadrante: apenas a coordenada y é negativa: x≥0 e y≤0.
terceiro quadrante