Instrumentos para observações astronômicas
Usado pelos navegadores portugueses pelo menos desde o séc. XV, o quadrante, de origem mais remota que o astrolábio, era um instrumento de madeira ou latão empregado para tomar alturas de astros. Tinha a forma de um quarto de círculo tendo numa das arestas rectilíneas duas pínulas por onde se enfiava o astro.
Desse modo, astrolábio, em tradução literal, seria “buscador de estrelas”. Na astronomia, o instrumento era utilizado para determinar a altitude dos corpos celestes. Contudo, ele também foi usado para determinar a hora, cálculo da altura de construções, profundidade de poços e auxílio nas navegações.
Este instrumento foi muito utilizado pelos navegadores portugueses, pelo menos desde o séc. XV, principalmente para medir alturas de astros.
Resposta: Seu objetivo e determinar a altura de um astro celeste. Explicação: Os mais importantes são o quadrante,que é um instrumento de visada já conhecido na antiguidade.
Telescópios são ferramentas que usam lentes ou espelhos curvos para captar e focar a luz. No entanto, diferentemente de um binóculo, um telescópio requer um pouco mais de conhecimento técnico na manipulação. Através deles, conseguimos enxergar objetos celestes de pouca luminosidade ou que estejam a grandes distâncias.
O uso de instrumentos de observação no ensino de Astronomia é importante para contextualizar a aprendizagem e abordar conteúdos. Além disso, é parte da própria natureza da Astronomia fazer uso destes aparelhos para o conhecimento dos astros.
Um observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências:astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares.
O Observatório Nacional, no século XIX, auxiliou no estabelecimento e demarcação de parte das fronteiras brasileiras e na expedição chefiada por Cruls realizada ao Brasil Central que, entre 1892 e 1896, serviu para a escolha do local aonde seria construída, anos mais tarde, a nova capital: Brasília.
Os radiotelescópios funcionam a partir da detecção de ondas eletromagnéticas vindas de corpos celestes que compõem o universo. Os radiotelescópios são instrumentos utilizados para a investigação de corpos celestes, pois captam ondas eletromagnéticas que estão fora do intervalo visível.
A necessidade de um Observatório Astronômico foi sentida no Brasil ainda no período colonial, e algumas tentativas foram feitas no sentido de sua criação. A instalação de um observatório em local fixo poderia oferecer às embarcações informações mais precisas do que aquelas obtidas em mar. ...
15 de outubro de 1827
Passeio astronômico: confira a lista dos observatórios brasileiros abertos à visitação
Missão: Realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nessas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
O Observatório Real de Greenwich (conhecido como Old Royal Observatory de 1957 a 1998, quando o Royal Greenwich Observatory, RGO temporariamente mudou-se para o sul de Greenwich para Herstmonceux) é um observatório situado em uma colina no Greenwich Park em leste de Londres, com vista para o rio Tâmisa ao norte.
Estão construindo no alto de uma montanha um observatório, ao custo de US$ 3,4 milhões.
7 cidades do Brasil para ver estrelas no céu
Como ver estrelas dentro de São Paulo Na capital paulista, os planetários do Ibirapuera, do Parque do Carmo e a USP fazem sessões gratuitas com os telescópios.