Podemos representar graficamente uma função usando vários tipos de gráficos: gráficos de barras, correspondência ou relação entre conjuntos, gráfico cartesiano.
Os gráficos de barra assim como os de coluna e “pizza” são os mais utilizados. Isso porque os três possuem uma disposição que facilita muito na compreensão dos dados ali representados. O funcionamento deste tipo de gráfico pouco difere do gráfico em colunas.
Resposta. O primeiro gráfico corresponde à função real definida por f(x) = ax + b, em que a > 0 e b < 0. É importante sabermos que o gráfico da função f(x) = ax + b é uma reta.
Resposta. A função é decrescente no intervalo [-4,0]. ... Observando o gráfico, vemos que o ramo esquerdo da parábola é decrescente no intervalo [-4,0].
O gráfico da alternativa e) não representa uma função. ... Se essas retas interceptarem em apenas um ponto da curva, então o gráfico é de uma função. Caso alguma reta intercepta a curva em dois ou mais pontos, então o gráfico não é de uma função.
Os gráficos C, D, E e G não representam funções de domínio igual a R.
Segundo a imagem anterior, o gráfico da esquerda representa uma função sobrejetora, pois todos os valores do contradomínio estão relacionados com algum elemento do domínio.