A codeína é um agente opioide. Opioides têm sido associados com as seguintes reações adversas:
Fosfato de Codeína, para o que é indicado e para o que serve? A codeína é um analgésico derivado do ópio, usada para o alívio da dor moderada.
De modo geral, de acordo com o processo doloroso, recomenda-se:
Codein – Posologia Administração oral para adultos: A dosagem para adultos é usualmente de 30 mg (de 15 a 60 mg), a cada 4 ou 6 horas, para obtenção do efeito analgésico. O limite de administração é de até 360 mg/dia.
Paracetamol + fosfato de codeína é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares.
A dose deve ser ajustada de acordo com a intensidade da dor e a resposta do paciente. De modo geral, de acordo com o processo doloroso, recomenda-se: paracetamol 500mg + fosfato de codeína 7,5 mg = 1 comprimido a cada 4 horas. paracetamol 500mg + fosfato de codeína 30 mg = 1 comprimido a cada 4 horas.
Codein é um medicamento que age no sistema nervoso central inibindo a sensação de dor e a resposta emocional relacionada à dor. Codein pertence a uma classe chamada analgésicos opioides. A ação analgésica de Codein via oral tem início de 30 a 45 minutos após a administração e tem duração de 4 horas.
Qual é a contra indicação do medicamento Tylex? Tylex® não deve ser administrado a pacientes que tenham previamente apresentado hipersensibilidade ao paracetamol, à codeína ou aos excipientes da formulação.
Quem tem pressão alta pode tomar Tylex? A pessoa hipertensa controlada, em acompanhamento médico regular de suas condições de saúde, não está contraindicada a usar Tylex.
Cada comprimido de Tylex® 30 mg contém: Excipientes: amido, bissulfito de sódio, celulose pó, docusato de sódio/ benzoato de sódio e estearato de magnésio.
É inegável a eficácia de paracetamol como analgésico e antitérmico. Considera-se um mito a idéia de que dipirona supere os efeitos de outros fármacos – ácido acetilsalicílico, paracetamol e ibuprofeno – nas mesmas indicações (ver Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados de número 9, em 2004).
1 comprimido a cada 4 horas. Em adultos, nas dores de grau mais intenso (como por exemplo, as decorrentes de determinados pós-operatórios, traumatismos graves, neoplasias) recomendam-se 2 comprimidos a cada 6 horas, não ultrapassando o máximo de 8 comprimidos de Tylex® 7,5 mg ou Tylex® 30 mg em um período de 24 horas.
Em resumo: não se deve associar uso de bebidas alcoolicas com Tylex (ou qualquer outro opioide).
Quantas horas depois de beber posso tomar remédios? A farmacêutica Bruna Giannocaro explica que tudo depende do medicamento que está em uso e a patologia que está em tratamento. Por exemplo, “no caso de analgésicos e anti-inflamatórios, deve-se esperar no mínimo 24 horas para ingerir bebida alcoólica.
Remédios para dormir ou antidepressivo com álcool nunca! O maior risco para uma pessoa é combinar bebida alcoólica com medicamentos de uso contínuo, como os para dormir ou antidepressivos. “As bebidas alcoólicas podem diminuir ou potencializar os efeitos dos medicamentos.
Anti-inflamatórios: a bebida aumenta a eliminação do medicamento pelo corpo, o que acarreta em diminuição do efeito do medicamento. Pode haver uma sobrecarga do fígado já que a bebida e o medicamento vão ser metabolizados no órgão.