Principais Ideias Voltaire defendia a ideia de uma monarquia centralizada, cujo monarca deveria ser culto e assessorado por filósofos. Foi um crítico severo das instituições religiosas, bem como dos hábitos feudais que ainda vigoravam na Europa.
Resposta: (Voltaire) defendia a ideia de uma monarquia centralizada, cujo monarca deveria ser culto e assessorado por filósofos. (Rousseau) As principais ideias de começam pela total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar.
O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado.
As principais obras de Voltaire: Édipo, 1718. Mariamne, 1724. La Henriade, 1728.
Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas. ... Pode-se concluir que o iluminista Voltaire foi de grande importância para o desenvolvimento da literatura de entretenimento moderna, que hoje é muito importante para a formação dos leitores, particularmente dos leitores infanto-juvenis.
O Iluminismo consagrou a liberdade de pensamento e expressão como um direito natural do homem. ... A respeito, teria dito Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”.
A defesa da tolerância religiosa e da liberdade de expressão estão-lhe estreitamente associadas. "Não concordo com o que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito a dizê-lo.” A frase é um poderoso argumento clássico a favor da liberdade de expressão. Ao contrário do que muitos supõem, não se deve a Voltaire.
Eleanor Roosevelt e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O artigo XIX estabelece que "todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão".
Finalmente, na Constituição de 1988, o direito à liberdade de expressão foi reintegrado. É nessa altura, após o fim da ditadura, que a censura foi banida, conforme pode ser lido no parágrafo 2.º do artigo 220: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”
Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.