De uma forma bem simples, animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem por completo dentro do corpo da mãe....Como dito, a grande maioria dos mamíferos são vivíparos, alguns exemplos deles são:
Nos ovovivíparos o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno. ... Diferem dos animais vivíparos que o embrião é alimentado através da placenta e depende da mãe para se desenvolver e dos ovíparos, cujos ovos garantem a nutrição dos embriões e são depositados no meio externo.
O óvulo é fertilizado dentro da fêmea, assim como o desenvolvimento do embrião. A maioria dos mamíferos são animais vivíparos, exceto o ornitorrinco e o equidna, que são animais ovíparos. Os animais ovovíparos também não põem ovos, porém parte da gestação da fêmea acontece dentro de um ovo.
1-O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Juntamente com os outros anexos, o âmnio foi fundamental na evolução, já que surgiu primeiramente nos répteis, para dar proteção ao embrião contra choques mecânicos, além de deixá-lo hidratado, possibilitando o ovo ser colocado em ambientes secos.
O ovo amniótico é característico das tartarugas, lagartos, serpentes, aves e mamíferos monotremados, além do mais, estruturas da placenta são consideradas homólogas a certos anexos embrionários do ovo amniótico.
O ovo amniótico conferiu aos répteis decisiva vantagem sobre os anfíbios, possibilitando seu domínio sobre o Planeta, durante mais de 150 milhões de anos, até o final do Cretáceo.
Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.
O ovo impermeável é uma das características que tornaram a reprodução dos répteis independente da água,permitindo aos representantes desse grupo ocuparem ambientes onde anfíbios não conseguiriam sobreviver.
Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem a independência do ambiente aquático. Várias características relacionadas à reprodução e respiração desses animais permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre.
A fecundação dos anfíbios ocorre em água doce e pelo fato de estarem protegidos pela água os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos embrionários como, por exemplo, bolsa amniótica ou alantóide e essas são algumas das características que diferem os anfíbios de outros vertebrados terrestres.