A América Platina é formada pela Argentina, Uruguai e Paraguai, esses três países formam a bacia hidrográfica do Rido da Prata. A América Platina é uma porção da América do Sul formada por três nações: Argentina, Paraguai e Uruguai.
Os países mais industrializados são também aqueles mais avançados economicamente na região da América Latina: Brasil, México e Argentina.
As principais produções são a de prata, no Peru (segundo produtor mundial), estanho na Bolívia (segundo produtor mundial) e petróleo no Equador e na Venezuela, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A pesca é muito importante no Peru e no Chile.
Características Sociais. A América Andina é formada por uma sociedade com grandes desníveis sociais, onde uma parcela significativa de sua população vive na pobreza. O Chile se diferencia no conjunto por seus indicadores sociais.
Resposta. Explicação: América Andina refere-se aos países que são atravessados pela Cordilheira dos Andes. Então o Brasil nao faz parte porque não tem a Cordilheira em seu território.
Resposta. é o chile, pq tem uma politica democratica consagrada ha muito tempo, uma economia estavel com inflação baixa, apresenta ainda os melhores indices economicos..
A Venezuela é grande produtora de petróleo e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Com o intuito de fortalecer a economia desses países, foi criado um bloco econômico em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de Pacto Andino.
O petróleo é explorado na Venezuela, Peru, Equador e Colômbia. A Venezuela é o sexto maior produtor mundial, respondendo por 4,7% da produção. No Peru o petróleo é explorado na Amazônia peruana e transportado até o litoral por oleodutos. No Equador, o petróleo é o principal produto de exportação.
Confira a relação completa dos 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo:
Verificado por especialistas Ela está localizada em uma bacia sedimentar de grande porte e por isso possui as grandes reservas de petróleo, essas reservas são de grande importância para o desenvolvimento local, mas sem uma política adequada a riqueza se perde.
Até então, os maiores compradores de petróleo venezuelano eram os Estados Unidos, seguidos por Índia e China, os dois países que mais compram o produto atualmente.
Vielma destaca que essas refinarias construídas no país são voltadas ao refino de petróleo do tipo leve, que se extraía principalmente ao norte do Lago de Maracaibo, estado Zulia.
Oficialmente, a China não importa petróleo venezuelano desde setembro de 2019, enquanto as compras da Malásia — que não ampliou significativamente sua capacidade de produção de petróleo — atingiram em 2020 o maior patamar desde o início da série histórica, em 2004.
Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos, com uma produção de 19,5 milhões de b/d, seguido pela Arábia Saudita, com 11,8 milhões b/d e pela Rússia, com 11,8 milhões b/d. O Brasil é, hoje, o oitavo maior produtor mundial com 3,67 milhões b/d.
Resposta: Dentre o mais consomem são EUA, Russia e China, isso devido a grande demanda pelo produto e pelo grande número de consumidores.
Arábia Saudita