A fisioterapia funcional é um tipo de fisioterapia que atua na reabilitação e na melhora das capacidades motoras, muitas vezes acompanhadas de dores no corpo.
Esse entendimento das relações funcionais entre comportamento e ambiente consiste na base da análise funcional do comportamento. Esta análise pressupõe que um indivíduo emite um dado comportamento por este ter sido selecionado por suas conseqüências.
As principais atividades de um fisioterapeuta dermatofuncional estão ligadas à reabilitação de pacientes com mastectomia, queimados e cicatrizes pós-traumáticas, bem como no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Ele também pode investir seu trabalho na realização de procedimentos estéticos não invasivos.
A reabilitação funcional é a recuperação, por meio de exercícios orientados, da integridade de alguma função neuromuscular prejudicada ou perdida em virtude de qualquer fator. Essa reabilitação pode referir-se a força, condicionamento ou coordenação.
Conheça as áreas de atuação da Fisioterapia, suas especialidades e como se tornar um profissional
Fisioterapia: 4 áreas que estão em alta no mercado
Enfermeiros podem atuar em hospitais, unidades de saúde e clínicas, no atendimento a domicílio, em pesquisas, resgate de vítimas de acidente e gestão de equipes. Também trabalha na prevenção de doenças, sendo seu foco principal o cuidado ao paciente.
Os biomédicos encontram trabalho em hospitais, clínicas, laboratórios, indústria, bancos de sangue, centros de diagnóstico por imagem, no serviço público em geral e institutos de pesquisa.
Análises Clínicas A área mais tradicional da Biomedicina ainda é uma das mais bem-remuneradas e, também, a mais procurada. Esse profissional realiza e interpreta exames laboratoriais — de sangue e urina, biópsias, toxicológicos, entre outros. O campo de atuação inclui grandes laboratórios, hospitais e clínicas.
R$ 2.
Habilitado para atuar em mais de 40 áreas diferentes, o biomédico tem a responsabilidade de usar suas capacidades a fim de favorecer a justiça, auxiliando na investigação criminal e na identificação de criminosos.
Biomedicina na Perícia Criminal O profissional biomédico leva uma grande vantagem para atuar como perito criminal, devido à formação, podendo atuar em diversas áreas da criminalística sendo uma delas nas pericias em local de morte violenta, laboratórios de toxicologia, DNA, biologia forense e meio ambiente.
No cargo de Perito Criminal se inicia ganhando R$ 6.