Autores e obras do Trovadorismo
Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais. ... Os artistas mais famosos são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade e Aires Nunes.
eram compositores de cantigas (amorosas, religiosas ou satíricas) e eram muito respeitados na Idade Média, porque deles provinha a música que servia para acompanhar as festividades ou as reuniões solenes das cortes, assim como os banquetes ou as núpcias.
O trovadorismo era dividido em dois gêneros distintos: o lírico e o satírico. No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:
Gênero trovadores: lírico e satírico A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Já o gênero satírico fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
As produções poéticas do trovadorismo eram acompanhadas de instrumentos musicais e, por isso, são denominadas de cantigas. ... Cantigas Líricas: cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas Satíricas: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
Os principais cancioneiros são o “da Ajuda”, “da Vaticana” e “da Biblioteca Nacional”.
Os cancioneiros da época são coletâneas de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e de maldizer). Três desses livros chegaram até os dias atuais: Cancioneiro da Vaticana.
Os Cancioneiros - Literatura Portuguesa
O Cancioneiro da Vaticana encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Tem 1205 composições, de todos os tipos, e é um apócrifo ou cópia, realizada em Itália no século XVI sobre o original que data provavelmente do século XIV. Foi descoberto no século XIX.
No total, e recolhidas em três grandes cancioneiros (o Cancioneiro da Ajuda, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Biblioteca Vaticana), chegaram até nós cerca de 1680 cantigas profanas ou de corte, pertencentes a três géneros maiores (cantiga de amor, cantiga de amigo e cantiga de escárnio e maldizer ...
Resposta. Na verdade existem cerca de 1080 cancioneiros medievais portugueses, porém segue uns alguns dos principais: cancioneiro da ajuda, cancioneiro da vaticana, cancioneiro da biblioteca nacional.
O Cancioneiro da Ajuda é a mais antiga coleção de textos poéticos compostos por trovadores galego-portugueses. O manuscrito, datado de finais do século XIII ou início do século XIV, encadernado juntamente com uma cópia do Livro de Linhagens do conde D.
Significado de Cancioneiro substantivo masculino Coleção ou livro de canções e poesias em geral.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
substantivo feminino [Literatura] Gênero de poesia medieval em que o homem apaixonado, na condição de submisso e sofredor, declara o seu amor à mulher amada, representada como um ser superior, distante, inalcançável; esse tipo de relação amorosa ficou conhecida como "vassalagem amorosa", pois reproduz a relação ...