Esta exploração que ficou conhecida como Périplo Africano e ocorreu entre os anos de 1415 e 1510. Em 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil....Expansão.
Resposta: Eles acreditavam que a Terra era plana e que os oceanos eram habitados por monstros gigantescos, e que a qualquer momento seus navios iriam chegar na borda do mundo e cair em um abismo.
As viagens marítimas eram muito longas, dotadas de receios acerca de questões mitológicas, além de perigosa.
Resposta. A expansão marítima europeia foi um processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII que ajudou a Europa a superar a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações houve uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.
Resposta. Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios. ... Contornando o continente africano, os europeus conseguiram chegar a India e ao extremo oriente, estabelecendo postos de comércio com os nativos.
Etapas da expansão A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.
Após a dominação dos portugueses e espanhóis sobre a maioria dos povos europeus, um intenso processo de globalização teve início. A esse processo deu-se o nome de Expansão Marítima Europeia, tendo como principal característica a obtenção de riquezas, exploração de terras e a expansão territorial.
Basicamente, os fatores que permitiram à Europa essa expansão marítima foram as boas condições financeiras, uma organização política forte que permitia a união de esforços, produtos com altíssima possibilidade de lucro que poderiam ser obtidos pelo mar, bem como condições técnicas (navios que suportassem as condições ...
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima.
A expansão marítima impulsionou a Transnacionalização da cultura e da economia no mundo. moderno, alterando o mundo do trabalho e deslocando populações no mundo. ... O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. comerciais.
Aliança entre Rei + Burguesia (com a Revolução de Avis); Localização geográfica favorável; Motivação comercial; Avanços técnicos: bússola, astrolábio, mapas, etc.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar: °busca de rotas marítimas na Índia; °Busca por produtos valiosos, como: metais e produtos especiais; °Concentração do poder nas mãos do rei, o que gerou riquezas para grandes navegações.
(Mackenzie-SP) As razões do pioneirismo português na expansão marítima dos séculos XV e XVI foram: a invasão da península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos. a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.
As especiarias tinham grande importância, eram compradas mais baratas e vendidas mais caras em Portugal. ... A partir de então ocorreu o domínio de Portugal á grande parte da América. Levaram 76 anos para descobrir a rota certa para chegar até a Índia.
os europeus utilizavam as especiarias vindas das índias ( que eram muito caras pois eram importadas) pra a conservação de alimentos,em especial carnes , já hoje em dia os temperos servem para dar gosto a comida pois a geladeira faz o trabalho de conservar os alimentos , também utilizavam para fabricar medicamentos .
As especiarias possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos.
Resposta. Especiarias era temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. ... Eram valorizadas pois nao podiam ser cultivadas na Europa devido ao clima frio, com isso as grades navegaçoes cuidavam em ir a busca dessas especiarias para ser comercializada no comercio local europeu.
Resposta. Resposta: As especiarias seriam conseguidas através do comercio marítimo com cidades do oriente. Mas para isso deveriam ser conseguidos apoio financeiro e desenvolvimento das embarcações que deveriam ser mais fortes, rápidas e mais leves.
As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima.
A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.