Quais So As Doenças Alrgicas?

Quais so as doenças alrgicas

Espirros, nariz a pingar, olhos vermelhos, tosse e comichão na pele. Estes são os principais sintomas das alergias que mais frequentemente assolam as pessoas que delas sofrem com a chegada da primavera e nos meses de maior calor. A reacção alérgica é uma das consequências possíveis do funcionamento do sistema imunológico do ser humano, que se defende desta forma dos numerosos micróbios e substâncias presentes nos alimentos, no ar e nos objetos com que lida na sua vida quotidiana.

Alergia a picada de insetos

E fazem-no para substâncias inofensivas e banais que existem no meio ambiente, como é o caso dos pólens das plantas, dos componentes do pó da casa e de alimentos como o leite, o pêssego, o camarão, os amendoins ou os ovos. São os chamados alergénios. Uma vez produzida, esta IgE liga-se a células especiais, os mastócitos, muito abundantes na pele e nas mucosas, o revestimento do aparelho respiratório e do tubo digestivo, à espera do seu alergénio. Quando o encontram, provocam a libertação imediata e explosiva de substâncias químicas dos mastócitos que provocam rapidamente, entre 15 a 30 minutos, uma inflamação.

A doença alérgica é uma teia complexa de células e substâncias químicas que envolvem vários órgãos do corpo humano, frequentemente durante longos anos, para a qual não há ainda um tratamento ou medicamento isolado, apesar dos grandes avanços que se fizeram no conhecimento e tratamento destas doenças. No entanto, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível. O controlo eficaz da alergia implica a combinação de várias medidas, sendo as mais comuns:

As reações do tipo I (hipersensibilidade imediata) são mediadas pela IgE. O antígeno liga-se à IgE (que está ligada aos mastócitos nos tecidos e aos basófilos no sangue), desencadeando a liberação de mediadores pré-formados (p. ex., histamina, proteases, fatores quimiotáticos) e a síntese de outros mediadores (p. ex., prostaglandinas, leucotrienos, fator ativador de plaquetas, citocinas). Esses mediadores provocam vasodilatação, aumento da permeabilidade capilar, hipersecreção de muco, contração da musculatura lisa e infiltração tecidual de eosinófilos, linfócitos T auxiliares do tipo 2 (Th2) e outras células inflamatórias.

Alergia medicamentosa

Alergia medicamentosa

No entanto, dependendo da sensibilidade de cada pessoa, a picada pode causar coriza, espirros, tosse, chiado no peito e falta de ar – neste último caso, deve-se buscar atendimento médico de emergência.

Também chamada de eczema de contato, esta doença é uma reação inflamatória da pele que pode ser de origem irritativa ou alérgica. No caso da alérgica, ela acontece depois de diversas exposições a uma substância, podendo apresentar erupções vermelhas com coceira, inchaço e pequenas bolhas que surgem de 24 a 48 horas após o contato.

O que é uma alergia?

As alergias alimentares consistem numa reação aumentada do sistema imunitário contra algumas proteínas dos alimentos e podem ser IgE mediadas, não-IgE mediadas ou mistas. A apresentação clínica da alergia alimentar pode ir de formas ligeiras a muito graves (ver anafilaxia).

Essas substâncias, também apelidadas de antigénios, são identificadas como estranhas ao organismo pelo sistema imunológico, através de proteínas especiais que circulam no sangue e em todos os líquidos orgânicos, os anticorpos, ajudando a captar e eliminar depois os antigénios invasores. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), há quatro décadas, descobriu-se que as pessoas com alergia produzem um anticorpo especial, a IgE, sigla de imunoglobulina E.

Comentários

Comentários

Coletar uma história completa, incluindo uma descrição detalhada da frequência e duração das crises, relação dos sintomas com as estações do anos ou situações, história familiar, possíveis gatilhos e respostas a tentativas de tratamento, porque a história é mais confiável do que testes.

Anti-histamínicos de segunda geração estão amplamente disponíveis sem prescrição. Não atravessam a barreira hematencefálica tão facilmente quanto os anti-histamínicos de primeira geração. Em geral, anti-histamínicos de segunda geração são preferíveis, exceto quando os efeitos sedativos podem ser terapêuticos (p. ex., para alívio noturno dos sintomas alérgicos, para tratamento de curto prazo da insônia em adultos ou náuseas em pacientes mais jovens).

1. Alergia aos pólens

Os sinais e sintomas são diferentes consoante o tipo de doença alérgica. Na rinite alérgica a ácaros ou pólens, por exemplo, são frequentes os espirros, pingo do nariz, congestão e comichões no nariz e, por vezes, mesmo nos olhos.

Quando liberada sistemicamente, a histamina é um potente dilatador arteriolar e pode causar um extenso acúmulo de sangue periférico e hipotensão; a vasodilatação cerebral pode ser um fator que contribui para a cefaleia vascular. A histamina aumenta a permeabilidade capilar; a resultante perda de plasma e proteínas plasmáticas do espaço vascular pode piorar o choque circulatório. Essa perda provoca um surto compensatório de catecolaminas a partir das células cromafins adrenais.

Alergologista

Testes de provocação consistem em um desafio oral, que envolve exposição direta das mucosas ao alérgeno; são indicados para pacientes que devem documentar suas reações (p. ex., por questões ocupacionais ou de invalidez) e para excluir alergia mediada por IgE em pacientes considerados de baixo risco de alergia. Esse teste é frequentemente realizado para excluir alergia alimentar e farmacológica. Outros tipos de testes de provocação incluem solicitar aos pacientes que se exercitem para diagnosticar a asma induzida pelo exercício. Vários testes provocativos para urticária física podem ser feitos no consultório; os testes incluem colocar um cubo de gelo na pele por 4 minutos para diagnosticar urticária induzida pelo frio, pedir aos pacientes que se exercitem para aumentar a temperatura corporal e, assim, confirmar a urticária colinérgica e colocar um vórtice (dispositivo vibratório de laboratório) no braço ou na mão do paciente para identificar a urticária vibratória mediada por mastócitos.

O médico especialista em Imuno-Alergologia tem como objetivo fundamental na sua prática clínica diária tentar identificar o(s) alergénio(s) responsável pela doença(s) alérgica(s) do seu paciente.

AGENDE SUAS CONSULTAS E EXAMES POR VALORES REDUZIDOS

Os principais insetos causadores de alergia são os himenópteros: abelha, vespa e formiga. O veneno de himenópteros pode originar reações muito graves, mesmo fatais (causar a morte). Outros insetos frequentes, como os mosquitos, melgas, moscas, pulgas, percevejos, etc., provocam reações alérgicas à própria picada, em pessoas sensíveis. Algumas destas reações de hipersensibilidade não são imunológicas, e por isso são mais ligeiras.

Os pólens são grãos muitíssimo pequenos, microscópicos e, por isso, impercetíveis ao olho humano, gerados pelo aparelho reprodutor masculino das flores. Daí que, possamos encontrar pólens em praticamente todos os locais de ambiente exterior, visto que eles viajam muitos quilómetros levados pelo vento e pelas abelhas para multiplicar as sementes da espécie.

Pacientes com reações alérgicas graves devem ser aconselhados a sempre levar uma seringa autoinjetável pré-cheia com adrenalina e anti-histamínicos orais e, se ocorrer uma reação grave, usar estes tratamentos o mais rápido possível e então se direcionar ao pronto-socorro. Lá, os pacientes podem ser monitorados atentamente e o tratamento pode ser repetido ou ajustado conforme necessário.

Quais alergias mais comuns?

Saiba quais são os 4 tipos mais comuns de alergia e como tratá-...
  1. Rinite. A rinite é uma das alergias respiratórias mais frequentes em todo o mundo e afeta diariamente milhões de pessoas no Brasil, sendo comum tanto em crianças como em adultos. ...
  2. Alergia alimentar. ...
  3. Eczema de contato. ...
  4. Urticária.
7 de dez. de 2017

Quando você tá com alergia?

Então se você está tendo quadros de obstrução nasal, coceira, espirros, coriza, olhos coçando e lacrimejando com frequência maior que essa pode ser um quadro alérgico. Se você tosse com frequência e as vezes tem falta de ar também pode ser um quadro alérgico.

Quando a pessoa tem muita alergia?

As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, como pólen, ácaros ou pelos de animais, ou a algum alimento, que não causa reação na maioria das pessoas. Medicamentos, fatores ambientais como o calor e picadas de insetos são outros fatores que podem desencadear o problema.

Quais os sintomas mais comuns que sinalizam a existência de um processo alérgico em andamento?

Sintomas comuns de alergia
  • ESPIRROS, OLHOS LACRIMEJANTES, NARIZ ENTUPIDO E/OU CORIZA. Pode ser causado por: Alergias sazonais > ...
  • RESPIRAÇÃO OFEGANTE. Pode ser causado por: Asma > ...
  • TOSSE. Pode ser causado por: Asma > ...
  • DOR DE ESTÔMAGO. Pode ser causado por: ...
  • COCEIRA NA GARGANTA. Pode ser causado por: ...
  • COCEIRA NA PELE. (URTICÁRIA)

Quais são os tipos de alergia da pele?

5 tipos de alergias:
  1. Urticária alérgica. Se dá pelo aparecimento de placas avermelhadas na região da pele. ...
  2. Angioedema. Possui a mesma origem da Urticária, porém os sintomas são mais agressivos. ...
  3. Dermatite de contato. ...
  4. Dermatite atópica. ...
  5. Picada de mosquito.

Porque sou muito alergica?

As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, como pólen, ácaros ou pelos de animais, ou a algum alimento, que não causa reação na maioria das pessoas. Medicamentos, fatores ambientais como o calor e picadas de insetos são outros fatores que podem desencadear o problema.

Qual são as principais causa da alergia?

A alergia ocorre quando seu sistema imunológico reage a algo que normalmente é inofensivo para a maioria das pessoas. Se você entrar em contato com uma substância que seu sistema imunológico vê como ameaça, conhecida como alérgeno, ele responderá liberando uma substância química chamada histamina e outras substâncias.

É normal ter alergia todos os dias?

As alergias perenes podem surgir em qualquer momento do ano, sem qualquer relação com a estação, ou podem durar todo o ano. As alergias perenes são, muitas vezes, uma reação ao pó doméstico.

Qual substância é responsável pelos sintomas da alergia quais sintomas são esses?

A liberação de histamina, juntamente com outras substâncias liberadas pelo organismo, desencadeia sintomas alérgicos que podem variar de leves a graves e podem afetar sua pele, seios nasais, vias aéreas e/ou sistema digestivo.

Como reconhecer anafilaxia?

grave de início agudo e potencial- mente fatal, em que alguns ou todos os seguintes sinais e sintomas podem estar presentes: urticá- ria, angioedema, comprometimento respiratório e gastrintestinal e/ou hipotensão arterial.