Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
Em biologia, os estudos sobre o mecanismo de transporte através da membrana, efetuado por proteínas, de três formas. Uma delas é a uniporte, onde a molécula a ser transportada, passa de um meio para o outro (interno-externo ou externo-interno), de maneira isolada, ou seja, ela passa uma molécula por vez, no transporte.
Transporte Ativo
Os transportadores da membrana, também designados por bombas, são proteínas que permitem a passagem de moléculas através das membranas celulares.
Proteínas de transporte (também chamadas transportadoras ou carreadoras) são proteínas integrais de membrana; elas estão dentro de toda a extensão do transporte da membrana através da qual transportam substâncias. As proteínas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo.
As proteínas simples apresentam apenas aminoácidos. Nas proteínas conjugadas, além de aminácidos, existe um radical de origem não peptídica, que é denominado de grupo prostético.
As proteínas presentes na membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: proteínas integrais e proteínas periféricas. As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipídica. Denomina-se proteínas transmembranas as proteínas integrais capazes de atravessar completamente a membrana.
Dentro da Citologia, as proteínas de uma membrana plasmática estão representadas por enzimas, glicoproteínas, proteínas transportadoras e antígenos. Quando essa substância atravessa a bicamada lipídica lado a lado elas são classificadas de proteínas transmembranas ou integrais.
O transporte de todas as proteínas de uma célula eucariótica começa no citosol (exceto umas poucas proteínas feitas nas mitocôndrias e cloroplastos). ... Outras proteínas são importadas para o interior do retículo endoplasmático. Daí, a maioria vai até o Complexo de Golgi por transporte vesicular.
As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH).
A membrana plasmática do espermatozóide, assim como de todas as outras células, é formada por uma bicamada lipídica e proteínas. Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma extremidade hidrofílica (ou polar) e uma extremidade hidrofóbica (ou apolar).
A membrana plasmática se localiza na divisa do interior da célula e o exterior, regulando o que sai e entra nela.