A cavidade corporal é qualquer área do corpo de um animal que esteja circunscrita e parcialmente isolada do resto do corpo. Essas divisões podem ser definidas por ossos (caixa craniana), músculos e membranas (cavidade abdominal), ossos e músculos (caixa toráxica).
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos.
Os átrios e ventrículos direito bombeiam sangue para os pulmões. Os átrios e os ventrículos esquerdo bombeiam sangue para a circulação sistêmica.
O sangue que é bombeado para o pulmão (circulação pulmonar) é feito pelo ventrículo direito, pela artéria pulmonar, e o sangue que é bombeado para o corpo (circulação sistêmica) é feito pelo ventrículo esquerdo, pela artéria aorta.
O coração direito irriga a circulação pulmonar. A aurícula direita recebe o sangue venoso da circulação sistémica, pobre em oxigénio. Daí passa para o ventrículo direito, onde é bombeado para a artéria pulmonar e entra na circulação pulmonar.
Na circulação sistêmica, o sangue segue para o corpo e retorna ao coração. Já na pulmonar, o sangue segue em direção ao pulmão e retorna ao coração.
a diferença que existe entre estas circulações é que a circulação sistêmica é aquela sai do ventrículo esquerdo, oxigena os tecidos do corpo e volta para o coração rica em sangue venoso já a circulação pulmonar é aquela que sai do ventrículo direito para os pulmões onde ocorre a troca de gases e retorna ao coração.
Respiração sistemica nos humanos é um processo fisiológico pelo qual os indivíduos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono a respiração (ou troca de substância gasosa -o2 e co2 ) , entre o ar e a corrente sanguínea espero ter ajudado e qualifica !