A alfarroba é uma vagem, parecida com o feijão, de cor marrom escura e sabor doce. Sua árvore é nativa da costa do Mediterrâneo, mas, hoje em dia, é muito cultivada na região amazônica. Dentro da vagem tem o seu fruto, que é muito utilizado pela indústria de alimentos como ingrediente para algumas preparações.
Por ser rica em celulose e hemicelulose (fibras), pacientes com empachamento, gases ou gastrite devem evitar o consumo da alfarroba, pois isso piora o quadro.
Alfarroba em Pó (com Laudo Técnico)
Por não possuir açúcar e um baixo índice glicêmico, a alfarroba é indicada para quem possui diabetes. Vale lembrar que ela possui um sabor adocicado, o que ajuda a acabar com aquela vontade de comer doce, algo que também é essencial para pessoas que estão tentando emagrecer.
O cacau tem teobromina e metilxantina, substâncias que podem atuar como diuréticas e estimulantes (efeito parecido com a cafeína). Mas elas também relaxam o esfincter do estômago, permitindo o refluxo gástrico para o esôfago, portanto o chocolate deve ser evitado por pessoas com azia e refluxo.
Os pesquisadores afirmam que o chocolate com alto teor de cacau deve ser incluído na dieta de indivíduos com diabetes tipo 2 como parte de uma abordagem sensata, equilibrada à dieta e estilo de vida, ou seja, sem exageros e na medida certa.
A melhor opção são os chocolates amargos, principalmente os que contêm 70% ou 80% de cacau. “O indicado é que a pessoa com diabetes consuma pequenas porções, no máximo 30 gramas, o que equivale a dois quadradinhos de uma barra de chocolate.
Diabético pode comer chocolate?
STEVITA | Achocolatado Diet Stevita Adoçado com stevia, o Achocolatado Diet Stevita é livre de açúcar, lactose e glúten. Portanto, é perfeito para quem tem esse tipo de restrição alimentar. Para melhorar ele possui 66% menos calorias e 85% menos sódio. Além disso, é um achocolatado zero lactose.
Chocolates DIET: são aqueles em que foi retirado o açúcar. ... Para conseguir isso, os fabricantes diminuem a quantidade de algum nutriente energético, que pode ser o açúcar ou a gordura, por exemplo. Por isso, os produtos light não servem para diabéticos, pois ainda contem açúcar em sua fórmula. Menos açúcar, apenas.
Confira a lista, divulgada no site da Exame:
PIOR CHOCOLATE DO MUNDO - Cacau Show.
11 melhores marcas de chocolates suíços