Cantigas de Roda Populares no Brasil
Brincadeiras de roda
As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. Sua principal característica é a repetição de versos: a cada estrofe, repetem-se versos das estrofes anteriores.
Na cantiga acumulativa, a cada estrofe se juntam versos das estrofes anteriores. Assim, os versos vão se acumulando. As estrofes ficam cada vez maiores, e a cantiga pode não ter fim.
CANTIGAS ACUMULATIVAS SÃO MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO QUE BRINCA COM A REPETIÇÃO DE VERSOS E SÃO USADAS EM MUITAS BRINCADEIRAS. A CADA ESTROFE, REPETEM-SE VERSOS DAS ESTROFES ANTERIORES, PORTANTO OS VERSOS VÃO SE ACUMULANDO, SENDO FÁCEIS DE MEMORIZAR.
Se chama aliteração. Aliteração é a repetição de sons semelhantes em versos ou frases, uma brincadeira com as palavras para mudar o nosso ritmo normal da fala.
Repetição dos sons consonantais A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. ... A origem da palavra aliteração vem do idioma latino “alliteratio”, que já é oriundo do termo “littera”, e sua significação é “letra”.
Resposta: O efeito é o de dar mais sonoridade aos poemas. As figuras de linguagem são a paronomásia, que é a repetição de termos com sons parecidos; a aliteração que é a repetição das consoantes e anáfora pela repetição da palavra bolha.
A repetição pode surtir efeitos positivos ou negativos, conforme a impressão que suscita. O efeito é negativo quando o que se suscita é impressão de excesso, de descuido na elaboração, de limitação da qualificação do codificador, de prolixidade.
A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos, especialmente em sílabas tônicas, para inferir um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.
A assonância é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos. ... A assonância contribui, assim, para a melodia e musicalidade dos poemas. Exemplos: A pálida lágrima da Flávia.
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” ... A aliteração também ocorre em textos em prosa.
A aliteração está presente no fonema /r/ no começo de todas as palavras. O peito do pé de Pedro é preto. Nesse caso, a aliteração está na repetição do fonema /p/. Um tigre, dois tigres, três tigres.
A personificação, também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de linguagem, mais precisamente, uma figura de pensamento muito utilizada nos textos literários. ... Note que a personificação pode também atribuir qualidades de seres animados a outros seres animados, por exemplo: O cachorro sorriu para o dono.